Coordenador da Bancada Gaúcha defende flexibilização de regras fiscais para socorrer o RS

Enchentes provocam catástrofe no RS. No detalhe, deputado Marcon, coordenador da Bancada Gaúcha. Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados/Foto: Ricardo Stuckert

Em entrevista, deputado Marcon elogiou apoio prestado pelo governo Lula ao estado

O coordenador da Bancada Gaúcha no Congresso Nacional, deputado Marcon (PT-RS), defendeu nesta segunda-feira (6/5) a flexibilização das atuais regras fiscais (que definem o limite de gastos do governo federal) para permitir um auxílio maior da União ao Estado do Rio Grande do Sul. Em entrevista ao PT na Câmara, o parlamentar elogiou ainda o apoio prestado ao estado pelo governo Lula, seja nas operações de resgate ou mesmo no suprimento de necessidades básicas da população, com recursos humanos, logísticos e financeiro.

1) O senhor vê a possibilidade de ocorrer uma flexibilização das atuais regras de controle fiscal para aumentar a ajuda financeira do governo federal ao RS?

Marcon – A catástrofe que assola o nosso estado faz com que essas medidas emergenciais sejam tomadas. O momento é de solidariedade para a recomposição do RS, com todo o auxílio necessário sendo viabilizado. Essas medidas de flexibilização das regras fiscais são uma das medidas que se faz essencial para que a reconstrução do Rio Grande seja possível e para que o povo gaúcho tenha esperança para recomeçar.

2) Na visita que o presidente Lula fez ao Rio Grande do Sul no último domingo (5/5), ele fez um pedido para que parlamentares possam destinar recursos de emendas para ajudar o estado. Como está a negociação para que isso ocorra?

Marcon – O presidente Lula anunciou a liberação de R$ 614 milhões em emendas parlamentares para o Rio Grande do Sul, a fim de ajudar os municípios nessa reconstrução, inclusive com grande parte desse recurso sendo à área da saúde. As ações, agora, devem passar pelo Congresso Nacional, com a votação de uma série de propostas que possam auxiliar o estado na sua reconstrução, devido à tragédia que assolou nosso povo. Esse é um esforço que deve unir o País, com a participação das bancadas de todos os estados com o compromisso de ajudar o povo gaúcho a atravessar esse período de dificuldades.

3) Qual é a avaliação que o senhor faz do trabalho que o governo do presidente Lula tem feito em auxílio ao Rio Grande do Sul?

Marcon – O governo do presidente Lula está desde o início da tragédia ajudando o povo gaúcho, sem medir esforços e com todos os recursos disponíveis. Lula visitou o estado em dois momentos, na quinta-feira (2/5) e no último domingo (5/5), colocando todo o seu governo e ministros à disposição do governo do estado e dos municípios. As ações de resgate já envolvem Exército, Marinha e Aeronáutica, além de diversos ministérios, bem como as ações de reconstrução. A prioridade do Governo Lula é salvar vidas e reconstruir o Rio Grande.

4) Qual análise que o senhor faz da situação do estado diante da atual tragédia?

Marcon – A situação do RS é de catástrofe, com muitas pessoas desabrigadas, cidades destruídas, alagamentos em vários pontos e registros de óbitos e muitos desaparecimentos. Diante desse cenário devastador, o que nos espera é muito trabalho, união e solidariedade para reconstruir tudo, recompor a nossa esperança e reerguer nossas cidades. Nós estamos muito empenhados, Bancada Gaúcha, governo Lula e governo estadual para superarmos essa difícil perspectiva junto com o povo gaúcho.

 

Leia mais: Parlamentares petistas expressam solidariedade e apoio ao povo gaúcho

https://ptnacamara.org.br/parlamentares-petistas-expressam-solidariedade-e-apoio-ao-povo-gaucho/

 

Héber Carvalho

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também