O líder do PT na Câmara, deputado Afonso Florence (BA), participou nesta segunda-feira (15), em São Paulo (SP), do primeiro encontro do conselho político da presidência do PT em 2016, que contou com as presenças do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e do presidente do PT, Rui Falcão, além da participação de acadêmicos, dirigentes de instituições, lideranças sindicais da CUT e governadores e prefeitos do PT.
Na reunião, o conselho aprovou uma resolução a ser submetida ao Diretório Nacional acerca da luta pela preservação da democracia no Brasil e dos direitos individuais. “Trata-se de uma luta permanente dos movimentos sociais organizados e dos partidos democráticos, mas que neste momento requer avanços em defesa das conquistas obtidas”, detalhou Florence.
O líder do PT disse ainda que o conselho iniciou um debate – a ser aprofundado – acerca da situação econômica do País e das tarefas a serem desempenhadas nos próximos períodos. “É um debate que a Bancada do PT também tem feito e que será igualmente aprofundado”, explicou.
Pouco antes da reunião, em artigo publicado no site do partido, o presidente Rui Falcão afirmou que a reunião seria uma oportunidade de apontar formas de conclamar os setores populares e democráticos a se mobilizarem contra violações à Constituição e a direitos fundamentais, além de sugerir meios de ampliar o movimento em defesa do Estado de Direito. “Naturalmente, será uma ocasião para expressarmos, novamente, nossa solidariedade e apoio ao ex-presidente Lula”, disse.
PT na Câmara
Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula