Conselho Nacional de Saúde acusa Bolsonaro de abandonar o país

Entidade vigilante e crítica da atuação desastrosa do governo federal desde o início da pandemia no Brasil, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) lançou um manifesto, no Dia Mundial da Saúde, celebrado nesta quarta-feira (7), para condenar o que classificou como um “genocídio deliberado” no país. Em documento divulgado no portal do órgão, o CNS acusou Jair Bolsonaro de abandonar o Brasil e deixar a população à própria sorte. O conselho organizou, junto a outras entidades de saúde, protestos em frente ao Congresso Nacional em defesa da vida.

Enquanto a entidade protestava na Esplanada, Bolsonaro confirmava, em Foz do Iguaçu, o desprezo pela vida dos brasileiros. “Não vamos chorar o leite derramado. Estamos passando ainda por uma pandemia que, em parte, é usada politicamente. Não para derrotar o vírus, mas para tentar derrubar o presidente. Todos nós somos responsáveis pelo que acontece no Brasil”, justificou Bolsonaro.

O CNS também lamentou o sucateamento do Sistema de Único de Saúde (SUS) por meio do chamado Teto de Gastos, que congelou investimentos em saúde e educação por 20 anos. “O Brasil foi abandonado pelos que optaram por apostar no ajuste fiscal, na manutenção da Emenda Constitucional 95/2016, na redução do auxílio emergencial e no fim da verba emergencial para enfrentamento da Covid-19 em 2021”, acusou a entidade.

“Mais da metade do orçamento da União está intocado para dar conta do pagamento dos juros e encargos da dívida pública”, aponta o CNS. “Isso é genocídio”, define o órgão, que responsabiliza o governo pela maioria das mortes por Covid-19 no país.

“De acordo com a pesquisa Epicovid, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), poderíamos ter evitado 225 mil mortes até março se tivéssemos ações adequadas coordenadas a nível nacional, se o governo não fosse negacionista, se comprasse vacinas no tempo adequado”, afirma o CNS, no documento.

O CNS reivindica ainda vacina gratuita para toda a população por meio do SUS, auxílio emergencial de R$ 600 enquanto durar a pandemia, revogação do teto de gastos e um financiamento adequado às necessidades do SUS.

Entidades protestam e mobilizam sociedade

A catástrofe brasileira levou o CNS, o Conselho de Saúde do Distrito Federal (CSDF) e outras entidades de saúde a ocuparem a Esplanada dos Ministérios para protestar, homenagear profissionais da linha de frente na pandemia e mobilizar a sociedade civil em defesa do SUS e da vida.

“Celebramos o 7 de abril com uma mistura de sentimentos: tristeza pelos recordes que não gostaríamos de ter e ao mesmo tempo gratidão pelo SUS existir e pelos profissionais de saúde, que arriscam suas vidas para salvar tantas outras”, disse a presidenta do Conselho de Saúde do DF, Jeovania Rodrigues, ao portal do CNS.

O presidente do CNS Fernando Pigatto lembrou que a saúde é um direito do povo brasileiro, assim como é dever do Estado promover o bem estar da população com vacina universal. 

“Queremos a vacinação pelo sistema público de saúde para toda população, orçamento adequado para o SUS, auxílio emergencial de, no mínimo R$ 600, a valorização dos profissionais de saúde e a garantia de direitos para nosso povo”, ressaltou Pigatto.

“Não há Poder Executivo no país

Os alertas e protestos do CNS vão de encontro às observações do neurocientista Miguel Nicolelis que, recentemente, condenou a ausência de um estadista no país para adotar medidas para proteger o povo, como o lockdown.

“Quem vai ser o interlocutor da República brasileira? Para entender que ou a gente faz alguma coisa agora ou o país vai começar a se desintegrar?”, questionou o cientista, em participação no programa Tertúlia, da TV Democracia, nesta quarta.

Nicolelis sustenta que o Brasil tem mortalidade de uma guerra civil. “Não existe Poder Executivo”, justificou. “ O Congresso olha para o outro lado, aprova a compra de vacinas privadas… Então quem é o interlocutor para salvar o Brasil dessa hecatombe?”.

Há semanas, o cientista prevê um cenário com pessoas mortas sendo abandonadas nas ruas se nada for feito para frear o avanço do vírus, causando um colapso funerário de proporções trágicas.

Leia a íntegra da nota do CNS aqui.

Redação da Agência PT, com informações de CNS, Correio Braziliense e TV Democracia

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100