O Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte promoveu uma manifestação nesta quarta-feira (4) em apoio aos médicos estrangeiros que irão trabalhar no Brasil no Programa Mais Médicos, especialmente em Minas Gerais. O ato aconteceu em frente ao Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM-MG).
A ideia é dar apoio aos médicos estrangeiros que estão vindo ao Brasil para suprir a carência do Serviço Único de Saúde (SUS). “Os médicos têm que trabalhar no SUS em Minas, pois tem unidade que não têm profissionais de saúde e precisamos disso. A preferência é de médicos brasileiros, mas como não estão querendo é importante a vinda dos estrangeiros. Queremos trazer o apoio da população, porque os usuários de BH querem os médicos estrangeiros”, afirmou Ederson Alves da Silva, presidente do Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte.
Os manifestantes se concentraram em frente ao prédio do CRM-MG. O local foi escolhido por causa da resistência do Conselho em aceitar a vinda dos estrangeiros. “Queremos que o CRM faça inscrição deles, porque, por exemplo, temos um médico Cubano que chegou para trabalhar no Barreiro (bairro), mas não começou porque não foi inscrito”, explicou Ederson Alves.
O CRM-MG chegou a entrar na Justiça Federal contra o programa Mais Médicos, para que não seja obrigado a registrar provisoriamente os médicos intercambistas. O juiz titular da 5ª Vara Federal da Seção Judiciária de Minas Gerais, João Batista Ribeiro, negou o pedido em caráter liminar.
Das agências