Consciência negra: Encontro debate “renascimento” da África

O Encontro África e a Diáspora Africana, que acontece nos dias 21, 22 e 23 de novembro, na Costa do Sauípe, na Bahia, em comemoração a semana da Consciência Negra, terá transmissão ao vivo através do portal www.eada.com.br. Estão presentes no evento autoridades brasileiras e africanas para debater políticas públicas para o desenvolvimento e “renascimento” da África. Empresários buscarão alternativas de financiamento que propiciem atingir os objetivos traçados no relatório África 2063.
O Encontro África e Diáspora Africana foi criado para dar continuidade ao diálogo intercontinental, ou seja, entre a África e sua diáspora, bem como promover uma maior cooperação para o desenvolvimento entre todas as partes envolvidas. Nesta perspectiva, o futuro da África e a sua diáspora vincula-se também ao estímulo à boa governança, à eliminação das desigualdades e à distribuição de riqueza.
Para o coordenador da Frente Parlamentar Mista pela Igualdade Racial e em Defesa dos Quilombolas, deputado Luiz Alberto (PT-BA), o encontro está cumprindo a missão de aproximar o continente africano do Brasil. “Esse encontro tem aproximado os vários atores envolvidos com a diáspora africana, desde embaixadores, artistas, parlamentares e representantes de movimentos sociais, abrindo espaço para a discussão dos problemas e suas soluções, bem como a expansão do conhecimento mútuo entre os Países”, afirmou.
No Brasil, a diáspora africana estabelece uma vantagem competitiva nos esforços para maximizar a capacidade técnica e política, visando o desenvolvimento do continente. No segmento cultural, o encontro aborda setores da Economia Criativa como pilar no desenvolvimento econômico e erradicação da pobreza na África. 
Em suma, o Encontro África e a Diáspora Africana têm como principal objetivo detectar os problemas que a África está enfrentando para desenvolver uma economia criativa competitiva e transformar o seu potencial em uma ferramenta eficiente, não apenas para preservação e a promoção da sua diversidade cultural e o fortalecimento nas trocas culturais no mundo, mas também para combater a pobreza.
A deputada Janete Pietá (PT-SP) é uma das debatedoras do encontro e falou sobre boa governança, políticas públicas e experiências exitosas do âmbito legislativo.
Em maio de 2012, juntamente com os deputados Luiz Alberto (PT-BA), Márcio Marinho (PRB-BA) e Benedita da Silva (PT-RJ), que também participam do encontro na Costa do Sauípe, Janete Pietá participou da Diáspora Africana Mundial – Cúpula de Parlamentares, realizada em Midrand, República da África do Sul, na qual se decidiu pela continuidade do encontro, desta vez no Brasil.
 
Assessoria Parlamentar

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também