O Congresso Nacional recebeu nesta quarta-feira (28) iluminação verde em alusão ao dia Mundial em Memória às vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. A solicitação foi feita pelo deputado Vicentinho (PT-SP) em parceria com o senador Paulo Paim (PT-RS) e ficará com a cor até o dia 29 de abril.
“É uma campanha preventiva contra os acidentes que matam muita gente, lamentavelmente. Por isso que essa luta é nossa e vamos cada vez mais nos conscientizar da importância de prevenir os acidentes”, afirmou o deputado Vicentinho.
O parlamentar destacou que a campanha é feita todos os anos no Parlamento e pelos movimentos sociais, movimento sindical, Ministério Público do Trabalho outras agremiações que lidam com o tema da segurança do trabalho.
OIT
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho, em 28 de abril, criado para conscientizar a sociedade sobre o alto índice de acidentes e de doenças relacionadas ao trabalho. No Brasil, a data entrou no calendário durante o primeiro governo Lula como Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho e o mês ganhou cor, o Abril Verde.
Lorena Vale