Congresso Nacional promulga proposta do PT que estabelece novo marco para setor de ciência e tecnologia

margaridasiba
Foto: Gustavo Bezerra
 
O Congresso Nacional promulgará nesta quinta-feira (26) a Emenda Constitucional 85 que corrige dispositivos constitucionais com o objetivo de estimular o desenvolvimento científico, tecnológico e a inovação. A emenda é originária da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 290/13) de autoria da deputada Margarida Salomão (PT-MG).  Para o líder da bancada do PT, deputado Sibá Machado (PT-AC), relator do projeto de lei (PL 2177/11) que instituiu o Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e que embasou a PEC 290/13, a promulgação é uma conquista da comunidade científica do país.
 
“A iniciativa vai destravar toda a base conceitual e prática para a ciência brasileira avançar muito mais”, disse Sibá. De acordo com o líder, a Constituição de 1988 não tratou essa questão com a profundidade que o tema requer. Segundo ele, a Carta Magna omitiu em seus artigos o item que trata da inovação. 
 
“Esta emenda vai tratar da inovação e abrir as portas, definitivamente, para que o pesquisador possa trabalhar em um sistema nacional e ter todo o apoio legal que o Brasil precisa”, afirmou. Sibá Machado esclareceu que a partir dessa aprovação a pesquisa não será mais “cerceada” pela Lei das Licitações que coloca o pesquisador e o gestor público no mesmo bojo. 
 
O deputado explicou que o novo marco tecnológico prevê a participação do Estado como promotor da atuação no exterior de instituições públicas de ensino, pesquisa e inovação científica e tecnológica, além de estimular a formação e o fortalecimento da inovação nas empresas.
 
Já Margarida Salomão lembrou que a Emenda não atende apenas à comunidade científica ou a pessoas que trabalham com inovação nas empresas. “É a possibilidade de ingresso do Brasil em um novo ciclo econômico e do conhecimento que marca as sociedades desenvolvidas e permitirá ao país sonhar  com condições materiais  para distribuição mais equitativa dos bens que geramos”, resumiu. 
 
O texto prevê ainda a organização de um Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, com a colaboração entre os entes e estabelece cooperação entre  estados, municípios e União com órgãos e entidades públicas e privadas. Além disso, a emenda é mais flexível na administração dos recursos destinados a pesquisas, ao permitir seu remanejamento ou transferência temporária de servidores públicos, equipamentos e de instalações a entes públicos e privados sem a necessidade prévia da autorização legislativa.
 
Benildes Rodrigues 
 
Ouça o Líder do PT na Câmara e a Deputada Margarida Salomão na Rádio PT

” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]
 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/