Congresso mantém vetos da presidenta Dilma; Líder destaca fortalecimento da base aliada do Governo

vetos

O Congresso Nacional  decidiu manter todos os vetos da presidenta Dilma Rousseff  a projetos analisados na terça-feira (17). O tema mais polêmico da sessão foi o veto ao Projeto de Lei Complementar (PLP 200/12), que extingue a multa adicional de 10% sobre o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), paga pelos empregadores ao governo nas demissões sem justa causa.

O Líder da Bancada do PT na Câmara, deputado José Guimarães (CE) afirmou que a manutenção dos vetos fortalece a base aliada do governo. “Foi uma manifestação explícita  de apoio à presidenta Dilma. A base de sustentação do governo sai fortalecida e continuamos afinando a viola, como costumo dizer. Demos passos significativos de recomposição da base e acredito que vamos avançar ainda mais”, disse.

O Líder petista elogiou a alternativa apresentada pela presidenta Dilma com uma proposta (PLP 328/13) que, de acordo com José Guimarães, “vai beneficiar os trabalhadores e continuar garantindo a construção de moradia para a população”. “Construímos no diálogo uma alternativa que é positiva para o país”, ressaltou o Líder do PT.

Para assegurar a manutenção do veto, o governo apresentou projeto para garantir a utilização do dinheiro da multa no financiamento exclusivo do programa Minha Casa, Minha Vida. O objetivo é bancar a construção de mais de dois milhões de moradias populares em 2014. Segundo dados do governo, o montante arrecadado com a multa de 10% do FGTS é algo em torno de R$ 3 bilhões só em 2013.

Além disso, o projeto também permite o saque desses valores no momento da aposentadoria de trabalhadores não beneficiados pelo programa. O objetivo é bancar a construção de mais de dois milhões de moradias populares em 2014. O PLP 328/13 já tramita na Câmara em regime de urgência constitucional.

Multa – A multa rescisória de 10% foi criada em 2001 para cobrir rombos nas contas do FGTS provocados pelos Planos Verão e Collor 1, de combate à inflação, em 1989 e 1990. Além da multa rescisória de 10%, o empregador que demite sem justa causa paga ainda ao empregado indenização equivalente a 40% do saldo do FGTS.

Essa foi a segunda deliberação dos parlamentares com base nos novos critérios para análise de vetos presidenciais, estabelecidos em resolução aprovada em julho. Pela norma, o Legislativo passa a cumprir o prazo constitucional de 30 dias para votação dos vetos, a partir da sua publicação. Caso isso não ocorra, a pauta do Congresso fica obstruída.

Uma nova sessão conjunta para exame de vetos presidenciais está convocada para o dia 15 de outubro.

Equipe PT na Câmara com PT no senado

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex