Os 190 anos do Parlamento brasileiro foram comemorados nesta terça-feira (7), em sessão solene do Congresso Nacional. Em três de maio de 1823 ocorreu a instalação da Assembleia Geral, Constituinte e Legislativa do Império do Brasil, que marcou o início dos trabalhos legislativos no país. Criado após a independência do Brasil, o Poder Legislativo logo adotou o sistema bicameral, para garantir estabilidade política e maior equilíbrio federativo.
Para o deputado Alessandro Molon (PT-RJ), que participou da homenagem, são 190 anos de história caminhando para a democratização do Parlamento e do Brasil. “De lá para cá o que o Parlamento fez foi pouco a pouco ampliar cada vez mais a parcela da população representada pelo Parlamento, de forma que hoje temos um poder plural, aberto e democrático”.
Molon falou ainda dos desafios para o Parlamento. “Ainda falta muito por fazer e olhar para trás é fundamental para pensar os desafios que estão colocados para frente. Por exemplo, uma reforma política que transforme este Parlamento em algo ainda mais representativo da sociedade brasileira”, ressaltou o parlamenta petista.
Homenagem – Na Câmara dos Deputados, a programação comemorativa dos 190 anos do Parlamento se estende por todo o ano, com o lançamento de publicações, exposições e debates, entre outras atividades.
Gizele Benitz