Congresso derruba veto de Temer e petistas comemoram vitória de agentes de saúde

Um dia de vitória para os agentes comunitários de saúde do Brasil. É o que avaliaram deputados e senadores do PT que se revezaram na tribuna do Congresso Nacional para defender a derrubada do veto do presidente ilegítimo Michel Temer ao projeto de lei (PL 6437/16) que reformula parâmetros de remuneração e atribuições dos agentes comunitários de saúde e de combate a endemias. “Estamos garantindo segurança jurídica para uma categoria fundamental ao País”, afirmou o líder da Oposição na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE).

“Digo a vocês, agentes comunitários de saúde e de endemias, que isso ainda é pouco pelo que vocês representam para a saúde pública no Brasil. Era um dever nosso derrubar esse veto para estruturar, organizar e definir atribuições e a jornada de trabalho para uma categoria tão importante”, reforçou Guimarães.

O senador Humberto Costa (PT-PE) destacou que prevaleceu a força das categorias organizadas e o apoio de deputados e senadores que têm o compromisso com os agentes. “Era um projeto construído por consenso para reconhecer a importância dos agentes comunitários de saúde e de combate a endemias. Para garantir a sua formação e, acima de tudo, criar as condições para a transformação desse programa numa política de Estado. Portanto, não fazia sentido o veto presidencial”, afirmou.

O deputado Nelson Pellegrino (PT-BA) ressaltou a importância dos agentes de saúde e de combate a endemias lembrando que eles são a classe que chega lá na ponta, na casa dos brasileiros, e que atende àqueles que mais precisam. “Estamos fazendo justiça, garantindo dignidade e respeito a duas categorias que são essenciais à saúde preventiva de nosso País”, afirmou.

A senadora Fátima Bezerra (PT-RN), ao defender a derrubada do veto, lembrou que durante os governos Lula e Dilma houve a valorização salarial e profissional dos agentes comunitários de saúde e de combate a endemias. “Foram de iniciativa de parlamentares do PT a proposta de emenda à Constituição que regulamentou a profissão dos agentes comunitários de saúde. Foi de iniciativa de parlamentares do PT a proposição que tratou de instituir o piso salarial nacional para os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias – proposta que eu tive a honra, à época como deputada, de ter sido relatora”.

Alerta – O deputado Vicentinho (PT-SP) também defendeu a derrubada do veto pela importância de dar segurança jurídica para a categoria. “Entretanto, quero fazer um alerta ao Brasil: os prefeitos não podem fazer dos agentes comunitários de saúde seus cabos eleitorais. Há denúncias de que prefeitos estão demitindo agentes comunitários com o objetivo de fazer troca por simpatizantes. É ano eleitoral. Temos que estar atentos e não aceitar isso. Com a regulamentação, os agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias têm sua função definidas, e elas são fundamentais na prevenção de doenças, na educação alimentar, na atenção aos idosos, nas visitas domiciliares.

Vânia Rodrigues

Foto: Divulgação

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex