Conflitos agrários, reuniões com a sociedade civil e presença de ministro para debater a fome no país são pautas da CLP

Deputado Pedro Uczai preside a CLP. Foto: Elaine Menke/Divulgação

Na reunião da Comissão de Legislação Participativa desta terça (3), o presidente Pedro Uczai (PT-SC), destacou que o colegiado é voltado para a diversidade, em temas como moradia, agricultura, inflação, produção de alimentos e a falta de políticas públicas que combatam a miséria. O parlamentar adiantou que a CLP debaterá também “esse crime de lesa-pátria que é a privatização da Eletrobras, além de trazer o ministro da Agricultura para explicar porque temos brasileiros passando fome”, disse.

Sobre a violência no campo, o relatório, divulgado em abril deste ano, e que traz números de 2021, mostra que aconteceram 5.725 confrontos no campo. Os números são os maiores registrados desde o início da série histórica, em 1985.

O estudo mostra que o número de sem-terra assassinados aumentou 350% de 2020 para 2021, passando de dois para nove no ano passado. As mortes em consequência do conflito no campo saltaram de nove, no ano anterior, para 109, em 2021, o que significa um aumento de 1.110%.

Ainda segundo o levantamento, Rondônia foi o estado com o maior número de assassinatos, registrando 11 mortes, em 2021, e um massacre, ocorrido em terras indígenas ianomâmi. Em seguida, vem o Maranhão com nove assassinatos, depois Roraima, Tocantins e Rio Grande do Sul, cada um com 3 assassinatos. Nesses estados, as vítimas foram 10 indígenas, 9 sem-terra, 6 posseiros, 3 quilombolas, 2 assentados, 2 pequenos proprietários, 2 quebradeiras de coco babaçu e um aliado.

Mais debates

Também entram na pauta da Comissão de Legislação Participativa, o processo de privatização da Centrais de Abastecimento de Minas Gerais S/A; a desativação do Aeroporto Carlos Prates e a transferência da área ao município de Belo Horizonte; a Política Nacional de Agricultura Urbana e Periurbana; o IX Seminário Legislativo de Arquitetura e Urbanismo; o Dossiê sobre Feminicídio no Rio Grande do Sul, elaborado pela Campanha Levante Feminista do Rio Grande do Sul; além de um convite ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes para discutir o Plano Safra 2022/2023.

A CLP deve promover também discussões sobre a últimas enchentes e as secas; a privatização da Eletrobras; a expansão de Universidades e Institutos federais no Estado de Santa Catarina; o Financiamento Estudantil e Bolsas de Estudos; e uma possível violação da convenção 169 da OIT pelo governo de Minas Gerais.

Também foi aprovada a realização da tradicional mesa-redonda da CLP para ouvir demandas de entidades da sociedade civil para a elaboração de um plano de trabalho da Comissão em 2022.

 

Assessoria de Comunicação/CLP

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex