A Confederação Sindical de Países de Língua Portuguesa (CSPLP) aprovou uma declaração que exige a imediata libertação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O deputado federal Vicentinho Lula (PT-SP) participou do evento em Lisboa no último dia 9. Veja abaixo a íntegra da nota da CSPLP:
Pela Libertação de Lula da Silva
A Confederação Sindical de Países de Língua Portuguesa (CSPLP) reunida em Lisboa, no dia 9 de maio de 2018, aprovou, por unanimidade, a presente declaração que exige a imediata libertação pelo Poder Judiciário brasileiro, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A Democracia e dos Direitos Humanos no Brasil, têm sofrido um ataque constante nos últimos anos, por isso os setores progressistas brasileiros e internacionais mantêm uma mobilização permanente na sua defesa, integrando na sua luta a libertação imediata de Lula da Silva.
Lula é um Estadista global que defendeu como um dos eixos de sua política externa ativa e altiva a integração dos países de língua portuguesa e que teve, como a mais alta prioridade, a defesa do estreitamento das relações do Brasil com os países africanos – reconhecendo a imensa herança cultural africana na constituição da nação brasileira.
O ex-presidente Lula, maior líder popular do Brasil, foi vitima de um julgamento ilegal e ilegítimo que, longe de representar qualquer tentativa de se fazer justiça, serviu, desde o seu inicio, como uma fraude processual como o objetivo central de impedir que ele concorra às eleições presidenciais deste ano – em que aparece como franco favorito em todas as pesquisas de opinião. Defender a liberdade imediata de Lula da Silva e o seu direito de concorrer nas eleições presidenciais é lutar pela democracia, pelos direitos humanos e pela reversão dos ataques aos direitos trabalhistas e sociais impostos pela atual governo brasileiro.
Lisboa, 9 de Maio de 2018
A Comissão Executiva da CSPLP
Veja abaixo o discurso na íntegra do deputado Vicentinho Lula:
https://youtu.be/ZOOKW8I2Hd0