Conclusão da Ferrovia Norte-Sul assegura desenvolvimento e integração nacional, dizem petistas

ferroviaEntre as prioridades do governo federal com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) está a construção da Ferrovia Norte-Sul, com 2.253 quilômetros. Nesta quinta-feira (13), parte dos 3.430 operários que hoje trabalham no projeto mostraram ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva o andamento das obras do trecho Sul, no município de Anápolis (GO).

A obra deverá estar totalmente concluída entre o fim de 2010 e começo de 2011. Na análise de parlamentares do PT, o feito expressa o compromisso do governo Lula com o futuro do país.

“É uma obra emblemática do governo atual, que a retomou a pleno vapor depois de ser deixada praticamente de lado pelos governos anteriores”, disse o deputado federal Rubens Otoni (PT-GO). “Um governo que foi capaz de recuperar toda a malha rodoviária do País, agora passa a apostar no modal ferroviário. A decisão expressa uma visão de futuro, pois o setor ferroviário passará a ser estimulado em todo as regiões do Brasil”, completou.

Para o deputado Luiz Sérgio (PT-RJ) a conclusão da Norte-Sul evidencia “de forma palpável que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) não é uma mera relação de obras, mas sim, um conjunto de ações estruturantes que asseguram condições reais de crescimento e desenvolvimento do Brasil, com integração e redução das disparidades entre as regiões”. Ele ressaltou que, ao contrário de governos anteriores, as obras do PAC não ficam apenas no papel. “O governo Lula tem concluído obras que ficaram anos e anos apenas no papel, apenas planejadas pelos governos anteriores”.

OPERÁRIOS – Na etapa visitada por Lula na quinta-feira – do total da obra, do chamado Porto Seco -, 72% já estão concluídos, com investimento de R$ 86 milhões. No trecho Sul os operários trabalham ainda de Palmas (TO) até Estrela D´Oeste (SP). Entre Açailândia (MA) e Guaraí (TO), totalizando 571 quilômetros, os trilhos já estão prontos.”Vamos ter um sistema de transporte barato, seguro que e vai poder fluir, com muita facilidade, a nossa capacidade produtiva, ou seja. Poderemos exportar por vários portos ao mesmo tempo, seja para São Paulo, seja para a Bahia, seja para o Maranhão”, afirmou o presidente.

A ferrovia, conta com investimento público de R$ 6,52 bilhões. A maioria dos recursos, R$ 5,67 bilhões, será aplicada até 2010. A expectativa é que em 2011 o primeiro trem possa cruzar toda a ferrovia. As obras visitadas têm execução mais complexa, por serem em área urbana. No projeto constam dois túneis e um viaduto que passará sobre a rodovia GO-222.

Outros trilhos – Outra grande obra do setor ferroviário de transporte de cargas no Brasil é a Ferrovia Nova Transnordestina. Com investimentos de cerca de R$ 5,4 bilhões e conclusão prevista para final de 2011, a Transnordestina terá capacidade de transportar 30 milhões de toneladas de carga por ano.

A ferrovia terá 2.278 quilômetros de extensão, dos quais, 1.728 quilômetros são de construção de novas vias. Atualmente, 1229 quilômetros encontram-se em obras, com previsão de conclusão de 809 quilômetros no primeiro semestre de 2010.

A Transnordestina inicia-se no município de Eliseu Martins no Piauí, e vai até o município de Salgueiro no Pernambuco. Neste ponto, ela bifurca-se em dois traçados: um em direção ao Porto de Pecém, no Ceará, e o outro em direção ao Porto de Suape, em Pernambuco.

O projeto prevê a interligação com a Ferrovia Norte-Sul a partir de Eliseu Martins até Estreito (MA) e promoverá ainda a remodelação de 550 quilômetros de ferrovia entre os municípios de Cabo (PE) a Porto Real do Colégio (AL).

No inicio da operação serão 2,3 mil vagões e 56 locomotivas, chegando até, no ano 2025, a 4.300 vagões e 110 locomotivas, o que contribuirá para reduzir os custos logísticos de exportação, entre outros benefícios.

Segundo a Sudene, a Transnordestina deverá gerar cerca de 550 mil empregos, diretos e indiretos.

Equipe Informes, com Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

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