Comissões ouvem presidente da Funai sobre acusação de abuso de autoridade

Foto: Comitê Intertribal

As comissões de Direitos Humanos e Minorias; e de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados ouvem nesta quarta-feira (11) o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Augusto Xavier da Silva. Ele deve prestar esclarecimentos sobre a representação feita junto à Procuradoria da República no Distrito Federal a respeito de eventual crime de abuso de autoridade e improbidade administrativa, em decorrência de inquéritos policiais contra os líderes indígenas Sonia Guajajara e Almir Suruí.

O deputado Leo de Brito (PT-AC) cita matéria do portal UOL segundo a qual a bancada do Psol apresentou denúncia contra Xavier por causa de intimação feita à líder indígena Sonia Guajajara, acusada de difamar o governo federal.

O partido afirma que Xavier persegue lideranças indígenas que não estejam ideologicamente alinhadas ao governo. “Após provocação da Funai, Guajajara foi intimada pela Polícia Federal”, diz Brito.

O parlamentar afirma ainda que não é a primeira vez que o governo federal investe contra Sonia Guajajara, que foi candidata a vice-presidente em 2018, na chapa de Guilherme Boulos, do Psol.

Segundo ele, o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, já a acusou de “crime de lesa-pátria” após uma campanha publicitária da Associação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) veiculada na Europa que pedia o desfinanciamento do governo Bolsonaro por causa de sua política ambiental.

A oitiva de Xavier também foi proposta pelos deputados Erika Kokay (PT-DF), Professora Rosa Neide (PT-MT), Nilto Tatto (PT-SP), Frei Anástacio (PT-PB), Marcon (PT-RS), Helder Salomão (PT-ES), Airton Faleiro (PT-PA), Patrus Ananias (PT-MG) e Joenia Wapichana (Rede-RR).

Eles lembram que a missão da Funai é proteger os direitos dos povos indígenas, mas reclamam que a fundação tem ido em “direção contrária”.

A audiência com o presidente da Funai está marcada para as 14 horas, no plenário 13. O debate poderá ser acompanhado ao vivo pelo portal e-Democracia.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100