Comissão vai pedir agilidade para tramitação de projetos contra a pirataria

A Câmara dos Deputados poderá votar neste semestre vários projetos que tramitam na Casa para atualizar a legislação de combate aos crimes de pirataria no País. A Comissão especial que analisou o assunto aprovou nesta quinta-feira (13) o parecer da relatora, deputada Maria do Rosário (PT-RS), que aponta os projetos que deverão ter prioridade de votação.

Na próxima semana, o relatório será entregue ao presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB-SP) e aos líderes partidários. “Vamos pedir o apoio para a aprovação de projetos que tramitam há anos na Casa e que serão fundamentais, por exemplo, para evitar os contrabandos e punir os responsáveis pela pirataria no País”, afirmou Rosário.

Entre as prioridades, a relatora citou o PL 333/99, que regula direitos e obrigações relativos à propriedade industrial. O projeto aumenta as penas para crimes contra patentes e marcas; combate a concorrência desleal e possibilita, ao juiz, determinar a apreensão e destruição de produto falsificado.

A comissão especial também pede urgência na tramitação do Projeto de Decreto Legislativo 496/08, da Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul, que estabelece um grupo bilateral Brasil-Paraguai de inteligência na esfera da pirataria, da falsificação e do contrabando de produtos pirateados e falsificados. Rosário argumentou que é por essa área que boa parte dos produtos falsificados entram no Brasil. “Precisamos de uma legislação rigorosa e eficiente para as operações de repressão à pirataria e ao contrabando”, defendeu a relatora.

Será solicitada ainda a urgência para o PL 3378/04, que desburocratiza e agiliza o combate aos crimes de produção comercial de um produto sem autorização de quem tem a sua propriedade intelectual.

Perícia – Rosário também apresentou um projeto de lei, que foi aprovado pela comissão e deverá ser incluído nas prioridades de votação. A proposta (PL 5057/09), muda o artigo 530-D do Código de Processo Penal para permitir a perícia por amostragem. “O objetivo é agilizar a perícia que poderá ser feita apenas em uma pequena parte do lote apreendido e suspeito de pirataria ou de irregularidade. Isso tornará o processo mais rápido e evitará que produtos nocivos à saúde ficam meses a fio aguardando decisão judicial para serem destruídos”, justificou.

Vânia Rodrigues

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100