A comissão externa da Câmara que acompanha e monitora os desdobramentos do desastre ambiental ocorrido por causa do rompimento da barragem em Mariana (MG), aprovou nesta terça-feira (24) requerimento do deputado Leonardo Monteiro (PT-MG) para a realização de um seminário em Minas. O debate será no município de Governador Valadares e tratará das providências imediatas em relação ao desastre. O requerimento prevê ainda uma visita técnica à aldeia Krenak, na região do Vale do Rio Doce.
“Queremos reunir todas as pessoas e instituições que têm sugestões pra recuperar a bacia do Rio Doce para que a comissão organize e apresente uma proposta definitiva, entre outros pontos, para o reflorestamento, a recuperação de barragens, a análise da qualidade da água e do repovoamento do rio”, explicou o petista.
Segundo o parlamentar, a ideia é também conseguir montar uma planilha com os custos para a recuperação da bacia do Rio Doce, “inclusive com a definição do que vai caber à empresa Samarco, à Vale, e ao poder público como o governo de Minas Gerais e a União”.
Como justificativa para a realização do seminário em Minas, Leonardo Monteiro disse que o rompimento da barragem da Samarco trouxe para Mariana e região, mortes e pessoas desabrigadas, além do comprometimento do abastecimento de água em todos os municípios da Bacia do Rio Doce.
Índios– Entre as muitas cidades afetadas pelo desastre, que deixou sem água mais de 500 mil moradores de municípios às margens do Rio Doce, o texto também destaca as consequências para a Aldeia Krenak. A comunidade com 350 índios utilizava a água do rio para consumo, banho e limpeza.
Héber Carvalho
Foto: Gustavo Bezerra/PT na Câmara
Mais fotos no www.flickr.com/ptnacamara