A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (CINDRA), realizará uma audiência pública sobre as potencialidades turísticas da região do Juruá – no Estado do Acre. A audiência, que deve contar com a participação de representantes de agências de viagens e do Turismo no governo, foi sugerida pelo deputado Leo de Brito (PT-AC).
Em sua justificativa, o deputado ressaltou as potencialidades do Juruá, que está localizado na região ocidental do estado do Acre e abrange os municípios de Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo e Cruzeiro do Sul. “Além de ser bem preservada e abrigar a Reserva Extrativista do Alto Juruá e o Parque Nacional da Serra do Divisor, é considerado o local mais a oeste do Brasil, e onde se concentra a maior Biodiversidade do Planeta”, disse.
O deputado destacou as principais atrações turísticas atuais, como as Praias do Rio Juruá e Moa; O encontro das Águas do Rio Moa com Rio Juruá; a Catedral de Nossa Senhora da Glória; Aldeias Indígenas ao longo da BR 364, dentre elas: Katukina, Bananeira e Yawanawá; a Ponte sobre o Rio Juruá – Ponte da União; o Teatro José de Alencar, a Praça da Bandeira; o Cais do Porto de Cruzeiro do Sul, este construído em 1912, com arquitetura em estilo Colonial Inglesa; e por fim a possibilidade de conhecer a Fauna e a Flora do Parque Nacional da Serra do Divisor.
Ele lembra que com a abertura definitiva da BR-364 desde o ano de 2011, que garantiu a viabilidade de tráfego em 684 km de estrada, o fluxo de pessoas e bens em direção a esta região aumentou de forma significativa, o que provocou avanços nos diversos setores da economia, entre as quais o turismo regional.
“Dessa forma, verifica-se que o tema merece ser debatido, uma vez que os benefícios trazidos com a abertura definitiva da BR-364 possibilitará uma nova perspectiva de desenvolvimento regional em todos os setores da economia do Vale do Juruá, incluindo-se o setor turístico, o que por certo demandará da União e do Estado do Acre novas estratégias para o aumento e a consolidação do potencial turístico na região”, finalizou. A audiência ainda não tem data para realização.
Assessoria Parlamentar