Comissão vai debater medidas privatizantes do governo golpista de Michel Temer

LeodeBrito GustavoB

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) aprovou, nesta quarta-feira (1º), a realização do VII Seminário Nacional de Fiscalização e Controle dos Recursos Públicos proposta pelo presidente do colegiado, deputado Leo de Brito (PT-AC). O objetivo do evento é debater as medidas contidas no Programa de Parceria de Investimentos (PPI), instituída pela na medida provisória (MP 727/16), editada pelo governo interino de Michel Temer.

“Há entendimentos de que a MP 727 tem um objetivo central: beneficiar o setor privado em detrimento do interesse público. Faz isso, basicamente, de duas formas: primeiro flexibilizando as condições das concessões de infraestrutura, ampliando a rentabilidade das concessões para o setor privado e, segundo, privatizando empresas públicas”, diz a justificativa apresentada pelo deputado Leo de Brito.

A MP não deixa dúvidas quanto à sua intenção privatizante e corrobora a assertiva do parlamentar quando discorre sobre a “ampliação e fortalecimento da interação entre o Estado e a iniciativa privada por meio da celebração de contratos de parceria para a execução de empreendimentos públicos de infraestrutura e de outras medidas de desestatização”.

Na avaliação de Leo de Brito, a MP altera substancialmente o ordenamento jurídico, “ao criar nova sistemática operacional para o estabelecimento de parcerias com o setor privado e de criar estruturas governamentais específicas para gerenciar o Programa, ampliando e absorvendo funções antes atribuídas a outros órgãos e entidades da administração”.

Além disso, o presidente da CFFC argumenta que a medida provisória modifica a Lei nº 8.987/1995 (Lei de Concessões) que prevê, no artigo 21, a autorização para preparação de projetos. Ao mesmo tempo, explica o petista, a MP permite que a administração pública celebre contratos diretamente com o Fundo de Apoio à Estruturação de Parcerias – criado com o objetivo de prestar serviços especializados nas parcerias a serem realizadas.

Para o deputado, a seminário para debater esse tema se faz necessário em virtude dos impactos que são previsíveis com a implementação do PPI na gestão de programas governamentais, na alienação e na concessão de bens e serviços públicos, assim como na prestação de serviços à população.

Ainda não há previsão de data para a realização do seminário.

Benildes Rodrigues

Foto: Gustavo Bezerra
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex