Comissão Geral na Câmara defende o ensino e a pesquisa pública

A deputada Margarida Salomão (PT-MG) participa, nesta terça-feira (15), dia do Professor, da Comissão Geral da Câmara dos Deputados convocada em defesa das universidades públicas, institutos de ensino e de pesquisa federais, e das agências de fomento do setor.

“Com as graves restrições orçamentárias que ameaçam o funcionamento de instituições e mesmo a continuidade de pesquisas importantes para o País, a defesa destas instituições é urgente e a discussão em torno desses temas é absolutamente necessária. Temos que lutar para termos uma política de estado consistente na área da pós-graduação, pesquisa, educação superior, blindada desse tipo de volatilidade dos governos”, afirma a deputada.

De acordo com Margarida Salomão, a pesquisa pública no Brasil, em diversas áreas, como saúde, aeronáutica, agricultura, educação é consolidada, de padrão internacional, e extremamente bem-sucedida. Mas, segundo ela, os cortes na educação, nos institutos e agências de fomento e apoio à pesquisa têm colocado os avanços conquistados em risco. “Apesar de termos evoluído, o número de doutores e mestres que o Brasil forma está claramente abaixo dos patamares internacionais. É um erro enorme imaginar que nós podemos nos dar ao luxo de paralisar ou reduzir os investimentos nessa área”, reforça a parlamentar.

A Comissão Geral em defesa das universidades públicas, institutos de ensino e de pesquisa federais, acontece na terça-feira, 15 de outubro, no Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara dos Deputados, às 9h30. Além de parlamentares, participam do encontro representantes da sociedade civil, de movimentos populares, e da comunidade acadêmica.

A deputada federal Margarida Salomão é pesquisadora, foi reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora, coordena a Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Federais e preside a subcomissão de Orçamento da Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados.

Assessoria de Comunicação

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também