Comissão Especial de Reformulação da Legislação do Esporte visita Alemanha e Inglaterra com foco em lei do futebol

vicentecandido

Às vésperas de completar um ano com a missão de modernizar as leis que regem o futebol nacional, a Comissão Especial de Reformulação da Legislação do Esporte está em fase de finalização dos estudos para apresentação de um relatório alinhado às necessidades do esporte. Para isso, o órgão realizou uma etapa internacional, em que deputados e consultores legislativos visitaram a Inglaterra e a Alemanha – países referência em regulamentação e gestão do esporte no mundo.

“Fomos conhecer de perto dois dos países com as leis mais avançadas e com as gestões mais modernas na área do futebol”, conta o deputado federal e diretor de Assuntos Internacionais da Confederação Brasileira de Futebol, Vicente Cândido (PT-SP). Ele acredita que a Europa tem muito a ensinar e que a missão oficial trouxe para o Brasil muitos exemplos a serem seguidos.

Em Londres, os deputados Andrés Sanchez (PT-SP), José Rocha (PR-BA), Rogério Marinho (PSDB-RN) e Vicente Cândido, que compõem a Comissão Especial de Reformulação da Legislação do Esporte, além do presidente da Federação Norte-Riograndense de Futebol, José Vanildo da Silva, se reuniram com o ex-ministro do Esporte do Reino Unido, Richard Caborn, na Embaixada do Brasil, para o compartilhamento de experiências acerca da organização e regulamentação do esporte e do futebol.

Ainda no Reino Unido, a comitiva reuniu-se com a equipe técnica responsável pela formação de jovens atletas do clube inglês Watford – um dos mais bem-sucedidos formadores de atletas de futebol do país, ocupando atualmente o 24º lugar no ranking da FIFA de clubes formadores. “Pudemos perceber um profundo entrosamento e sinergia entre o governo e os clubes formadores”, destaca Vicente Cândido.

No encontro, realizado no estádio Vicarage Road, o ingleses ressaltaram sua recente parceria com escolas privadas especializadas em esporte; modelo indicado, inclusive, pela Premier League aos demais clubes. “Por meio dessa parceria é possível que os estudantes-atletas tenham horário flexibilizado para ter até dois treinos diários”, explicam os consultores legislativos que acompanharam a comitiva, Carolina Galvão Diniz e Gabriel Gervásio Neto.

Para entender melhor a dinâmica e as particularidades do futebol inglês, a missão oficial também reuniu-se com o diretor de Futebol Profissional da Football Association (FA) – equivalente britânica à CBF –, Graham Noakes, e Diretor de Futebol da Premier League, Mike Foster. De acordo com Noakes, a Federação Inglesa cuida de toda a normatização referente às cinco divisões. A Football Association explicou que o governo britânico oferece todo o suporte ao esporte, mas não intervém na gestão; destacou Vicente Cândido. Os parlamentares ainda debateram o projeto de formação da base, de atletas profissionais, de juízes e treinadores.

Atuais campeões do mundo, o futebol alemão tem ganhado destaque por seu intenso trabalho na formação de atletas, técnicos e árbitros. Ao receber a comitiva brasileira em Frankfurt, o diretor do Departamento de Relações Internacionais da Federação Alemã de Futebol (Deutscher Fussball Bund – DFB), Marc Hess, destacou que o governo alemão oferece suporte à entidade, mas que, ao mesmo tempo, confere independência na gestão.

De acordo com Hess, atualmente há 54 academias de clubes para a formação de jovens jogadores (com início aos 14 anos) que contam com a colaboração de escolas públicas, de forma a permitir que os jovens talentos treinem com mais foco ao mesmo tempo em que não deixem de estudar. “A carga de treinamento semanal dos jogadores de 9-15 anos é de 90 minutos, 4 a 5 vezes por semana”, ressaltam os consultores.

No Allianz Arena, em Munique, os parlamentares se reuniram com representantes do FC Bayern de Munique e da empresa gerenciadora do estádio. No encontro, os alemães explicaram detalhes sobre como o time alcançou a marca de 268 mil sócios- torcedores, tornando-se o maior do mundo, e esmiuçaram a liga profissional de futebol da Alemanha, a Bundesliga. “Pudemos conhecer um modelo de gestão bastante interessante e muito superavitário”, relata Vicente Cândido. “Com certeza traremos este modelo de administração – e muitos outros ensinamentos que agregamos nesta viagem – pra debater e aprimorar o formato brasileiro”, avalia.

Mundialmente reconhecido, o futebol brasileiro está fortalecendo sua presença no mundo. Um dos órgãos responsáveis pela internacionalização deste importante produto nacional é a diretoria de Assuntos Internacionais da CBF. À frente do projeto, Vicente Cândido entregou camisas da Seleção Brasileira para os representantes dos clubes que visitou durante a missão oficial e convidou-os para disputar torneios juvenis organizados pela CBF.

Assessoria Parlamentar

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100