Comissão Especial aprova texto-base do Plano Nacional de Educação

PNE-VANHONI-22-04-14

FOTO: SALU PARENTE/PT NA CÂMARA

A Comissão Especial criada para analisar o Plano Nacional de Educação (PL 8035/10, do Executivo) aprovou por ampla maioria, nesta terça-feira (22), o texto-base do parecer elaborado pelo deputado Ângelo Vanhoni (PT-PR). A principal conquista, comemorada por dezenas de militantes ligados à educação e por muitos parlamentares, é a garantia de ampliação dos investimentos públicos no setor. O texto prevê aumentar os investimentos dos atuais 5,3% para 10% do PIB nos próximos dez anos. Segundo o relator, atualmente um acréscimo de R$ 200 bilhões.  

“O Brasil precisa destes recursos para universalizar e melhorar a qualidade da educação pública em todos os níveis, e assim desenvolver o nosso capital humano. Daqui a dez anos a educação será outra”, comemorou Vanhoni. Entre outros pontos, o relator destacou que os novos recursos vão permitir ampliar a educação integral para um terço dos alunos do ensino fundamental, universalizar a pré-escola e avançar na formação de doutores dos atuais 12 para 35 mil até 2024.

O relator lembrou ainda que os recursos para ampliar os investimentos já estão garantidos. Ele lembrou a iniciativa do governo federal de destinar 75% dos recursos do Pré-Sal para o setor, além dos recursos do Orçamento da União.

Destaques  Além da votação do texto-base, aprovado com o voto contrário de apenas dois parlamentares, Jair Bolsonaro (PP-RJ) e Paulo Freire (PR-SP), de um total de 26 presentes, o colegiado também iniciou a apreciação de vários destaques apresentados ao parecer de Ângelo Vanhoni.

Com apoio de dezenas de militantes de entidades religiosas cristãs, o colegiado aprovou por 16 votos a 11, destaque da oposição que resgatou o artigo 2º, inciso III do substitutivo aprovado pelo Senado. O texto coloca entre as diretrizes do PNE a superação das desigualdades educacionais com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação.

Já o texto defendido pelo relator também pregava a superação das desigualdades educacionais, mas detalhava a promoção da igualdade com ênfase na questão racial, regional, de gênero e de orientação sexual. Todos os deputados petistas presentes votaram a favor do texto do deputado Vanhoni.

Por causa do início da Ordem do Dia no plenário o presidente do colegiado interrompeu a apreciação dos demais destaques. A votação recomeça nesta quarta-feira  (23) a partir das 14h30, em plenário a definir.

Estiveram presentes à reunião os parlamentares petistas Artur Bruno (CE), Biffi (MS), Fátima Bezerra (RN), Iara Bernardi (SP), Margarida Salomão (MG), Newton Lima (SP) e Pedro Uczai (SC).

LEIA MAIS

Héber Carvalho

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex