Comissão debaterá comunicação pública e EBC em audiência na Câmara

padretonerikak

A Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) aprovou na quarta-feira  (4) , requerimento de autoria dos deputados Padre Ton (PT-RO) e Erika Kokay (PT-DF) para realização de audiência pública com o objetivo de debater a comunicação pública e em especial a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), constituída em 2008 mediante a lei 11.652.

Em defesa da audiência pública, o deputado disse que a proposta surgiu em decorrência dos anseios dos trabalhadores da empresa, que reúne atualmente duas TVs, duas agências de notícia e sete rádios, manifestados durante greve de cerca de 15 dias, em novembro, não apenas por reajuste salarial mas pelo fortalecimento e valorização dos instrumentos existentes de comunicação publica que fazem parte da EBC.

 “Os trabalhadores e sindicatos que atuaram na grave querem esse debate.  Querem fortalecer a comunicação pública porque a entendem como fundamental para a democratização da comunicação. Esse fortalecimento passa pela ampliação do orçamento da empresa e pela liberação dos recursos da Contribuição para o fomento à Radiodifusão Pública”, destacou o deputado, lembrando que a EBC está presente em São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Maranhão.

Na justificativa do requerimento, o parlamentar lembra também que apesar dos avanços obtidos até o momento, a EBC tem apresentado “sinais preocupantes de gestão e de financiamento de suas ações”, conforme relataram os trabalhadores durante a greve.

“A baixa remuneração da carreira de jornalista, por exemplo, é apontada como um dos impedimentos principais para a consolidação de um sistema de comunicação pública eficiente e competitivo”, disse o deputado.

Padre Ton fez questão de ressaltar a função social exercida pelos veículos da EBC, destacando a Rádio Nacional da Amazônia, que atinge populações mais vulneráveis da região, como os povos indígenas e ribeirinhos, permitindo o acesso a informações de relevo para seu dia a dia.

No Requerimento, os parlamentares sugeriram para a audiência os membros do Conselho Curador da EBC; o presidente da empresa, Nelson Breve; o representante do Sindicato dos Jornalistas Jonas Valente; o procurador da República no Pará Felício Pontes e Laurindo Leal Filho, jornalista, professor universitário e ex-ouvidor da EBC. Ainda não está definida a data para a audiência pública.

Assessoria Parlamentar

Foto: Gustavo Bezerra

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100