Dezenas de aprovados em concurso público realizado pela Caixa Econômica Federal, empregadas e empregados da instituição, além de representantes do Sindicato dos Bancários do Distrito Federal participaram nesta terça-feira (29) de audiência pública da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público. Na pauta, a necessidade de convocação dos concursados para garantir o funcionamento, e a qualidade dos serviços prestados à população, nas unidades da Caixa em todo o país. A iniciativa foi da deputada Erika Kokay (PT-DF) e do deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA).
Bancária e empregada da Caixa há 33 anos, Erika lembrou que o número de agências e de operações realizadas pela instituição vêm crescendo em todo o país, no entanto, há unidades que operam com apenas cinco funcionários.
“Eles sabem a hora que entram, mas não a que saem do serviço. As empregadas e os empregados da Caixa estão sobrecarregados”, alertou a deputada. “Temos trabalhadoras e trabalhadores capacitados, que se dedicaram e passaram em concurso público, mas que a Caixa simplesmente os ignora. Vamos até o fim para que esses trabalhadores e trabalhadoras que foram selecionados, que estão aptos para trabalhar, sejam convocados”, afirmou a deputada.
Erika lembrou que a Caixa Econômica Federal cumpre importante função social no país, sendo responsável pelo pagamento de benefícios a famílias que participam de programas sociais do governo federal, além de ser um dos principais financiadores imobiliários do país.
A representante do DF sugeriu, como encaminhamento da audiência, que a comissão marque encontro com a presidenta da Caixa, Miriam Belchior, a fim de requerer, de forma suprapartidária, a convocação imediata dos concursados. O deputado Daniel Almeida, que presidiu a atividade, sugeriu que também seja agendada reunião com o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, para tratar sobre o impacto financeiro dessas contratações.
Assessoria Parlamentar
Foto: Antonio Augusto