Comissão debate aprimoramento da legislação do futebol; formação de atletas preocupa

vicentecandidogushta

O debate sobre a reformulação da legislação do futebol, que tem na Câmara dos Deputados uma comissão especial para tratar do tema, reuniu em São Paulo, na segunda-feira (7), deputados integrantes da comissão como o deputado Vicente Cândido (PT-SP) -, dirigentes de clubes, representantes de sindicatos de atletas e árbitros, presidentes de federações e profissionais da área da Segurança.

“Estamos trabalhando o tema desde a Copa do Mundo, realizando reuniões internas e externas e, no Senado e no governo, também há comissões tratando do aprimoramento da legislação do futebol. Todos preocupados com o marco regulatório, a organização fora do campo”, explicou o deputado Vicente Cândido.

O parlamentar lembrou que o futebol brasileiro é o produto nacional mais conhecido no exterior, mas observou falhas na lei que regula o esporte. “Qual é o nosso parâmetro para a formação de atletas? Qual é a nossa legislação do desporto escolar? Qual a é nossa legislação que regula os empresários do setor?”, questionou.

Para Vicente Cândido, um dos grandes desafios do Brasil é quanto à prática de formação do desporto escolar que, segundo ele, “deveria ser um grande celeiro na formação de atletas, mas somos decadentes nesse setor”, criticou. “A formação de atletas não é um tema trivial, ou o Brasil se dá conta disso ou, num espaço muito breve, não terá o melhor futebol do mundo e isso me deixa inquieto”, revelou.

O Brasil tem hoje mais de 500 clubes de futebol e, tanto times grandes quanto pequenos apresentam problemas trabalhistas com atletas e dívidas que dificultam o dia a dia das agremiações. De acordo com o deputado Vicente Cândido, grande parte do passivo dos clubes é trabalhista e o aprimoramento da lei precisa dar conta da segurança jurídica dos atletas.

A Medida Provisória 671/2015, editada pelo governo no ano passado, que trata da modernização da gestão e de responsabilidade fiscal do futebol, com enfoque na dívida dos clubes -, à época, foi vista como avanço por diversos parlamentares, mas ainda aquém da realidade financeira das agremiações.

Outra questão levantada pelo parlamentar foi quanto aos impostos pagos pelos clubes. “Se o time é uma entidade sem fins lucrativos, por que tem que pagar imposto de renda de tudo?”, indagou. “Quem tem que mudar essa e outras questões é o mundo legislativo, somos nós. Precisamos criar convicções e ganhar esse debate na sociedade para mudar a postura dos agentes do mundo do futebol”, conclamou.

Assessoria Parlamentar

Foto: Gustavo Bezerra
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100