Comissão de Educação e Cultura aprova Pronatec; texto vai a plenário

biffi e fatima_D1O projeto de lei (PL 1209/11), relatado pelo deputado Antônio Carlos Biffi (PT-MS), que cria o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), foi aprovado pela Comissão de Educação e Cultura (CEC) da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (24).

Com a aprovação consolidada nas comissões de Educação e Cultura; Constituição e Justiça; Finanças e Tributação e Trabalho, o PL 1209/11 segue agora para votação no plenário da Câmara dos Deputados.

Durante a apreciação do projeto, os membros da comissão de Educação elogiaram o relatório do deputado Biffi e destacaram a importância do programa para alavancar o desenvolvimento do ensino técnico e profissional, e, com isso, qualificar a mão-de-obra de estudantes e trabalhadores em todo o país.

“Parabenizo o deputado Biffi pela excelente relatoria frente ao Pronatec. Com a aprovação desse projeto, a Comissão de Educação e Cultura deu a sua contribuição para fortalecer e ampliar a educação técnica, que, durante décadas, estava praticamente abandonada em nosso país”, frisou a deputada Fátima Bezerra (PT-RN), presidenta da CEC.

Biffi lembrou que para entender a importância da retomada da educação técnica e profissional, é preciso olhar para trás e ver que o Brasil, até 2002, contava apenas com 140 escolas técnicas. “A mudança teve início com o presidente Lula, que viabilizou a construção de 214 escolas técnicas nas cinco regiões do país. gora, com o Pronatec, o objetivo é construir mais 200 unidades, consolidar as parcerias e ampliar a oferta de cursos técnicos e profissionais aos estudantes e trabalhadores”.

Na reunião Biffi informou sobre os debates realizados nos últimos meses sobre o Pronatec. Ele destacou a parceria com os demais relatores e agradeceu a colaboração dos ministérios da Educação e do Trabalho e Emprego, a consultoria legislativa da Câmara dos Deputados, entidades e órgãos educacionais, a assessoria da Comissão de Educação e Cultura e a realização das audiências públicas, que, na visão do parlamentar, foram fundamentais na elaboração do seu parecer.

“A aprovação do Pronatec é fruto de um trabalho coletivo. Agradeço a todos que participaram direta ou indiretamente desse projeto, que considero um dos mais importantes projetos educacionais em debate nesta Casa”, observou.

Assessoria Parlamentar

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também