Comissão de Educação aprova Plano Nacional de Cultura

cultura2A Comissão de Educação e Cultura da Câmara aprovou nesta quarta-feira, por unanimidade, o Plano Nacional de Cultura previsto no projeto 6835/06. A relatora da proposta, deputada Fátima Bezerra (PT-RN), explicou que o plano integrará as ações do poder público destinadas a valorizar o patrimônio cultural brasileiro, a ampliar a produção e difusão de bens culturais e a formar gestores para a área de cultura.

Ela citou como uma das inovações do PNC a criação do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais.

“Ele será um instrumento valioso para que a projeção das diretrizes e metas do plano possam ser acompanhadas, verificadas e revisadas”, afirmou a relatora. O plano terá validade de 10 anos, com revisões periódicas, sendo que a primeira deverá acontecer quatro anos após a promulgação da lei.

O Plano de Cultura garante liberdade de expressão, diversidade cultural, direito à memória e às tradições, responsabilidade dos agentes públicos pela implementação das políticas culturais e participação e controle social na formulação e acompanhamento das políticas culturais. São objetivos do plano: reconhecer e valorizar a diversidade cultural, étnica e regional brasileira, proteger e promover o patrimônio histórico e artístico e universalizar o acesso à arte e à cultura.

A deputada Fátima Bezerra também introduziu no seu parecer um capítulo específico sobre o financiamento da cultura. O Fundo Nacional de Cultura, já previsto na legislação federal de incentivo à cultura, será o principal mecanismo de fomento às políticas culturais do Plano. Fica determinado também que a alocação de recursos públicos federais nos estados, no Distrito Federal e nos municípios deverá observar as diretrizes e metas estabelecidas nesta lei.

A relatora explicou ainda que, por entender que as diretrizes do Plano Nacional de Cultura não serão automaticamente adotadas pelos estados e municípios, foi incluído no texto um mecanismo de adesão voluntária. “Os entes federativos que quiserem aderir ao PNC assinarão um termo de adesão se comprometendo com os objetivos e metas do Plano”. Ela acrescentou que em contrapartida, os repasses do governo federal vão considerar a existência do referido termo de adesão.

O deputado Gilmar Machado (PT-MG), um dos autores do projeto que criou o PNC, comemorou a aprovação do Plano. “É urgente que o País tenha uma nova política cultural democrática, participativa e moderna”, afirmou. Gilmar Machado destacou que o plano, além de assegurar a cultura como direito fundamental de todo cidadão e garantir a diversidade cultural, vai trazer também apoio para os artistas. “Estamos deixando claro, em lei, qual é o papel da União, dos estados e dos municípios com a nossa cultura”, concluiu o petista. O plano será agora apreciado pela Comissão de Constituição e Justiça.

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100