Comissão de Direitos Humanos da Câmara solicita à PGR que apure denúncias contra Aécio

aesim

O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM), deputado Padre João (PT-MG), solicitou ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que apure as denúncias contra o senador tucano Aécio Neves que apontam desvio de dinheiro público oriundo da extração de nióbio, quando Aécio era governador de Minas Gerais. A denúncia foi feita pelo jornalista Marco Aurélio Flores Carone, durante audiência pública “Violações de Direitos Humanos de Jornalistas”, na CDHM, em novembro de 2016.

De acordo com Padre João, o pedido de investigação à PGR, feito na última semana, é um desdobramento das graves denúncias feitas pelo jornalista aos deputados da CDH. “O jornalista Marco Aurélio foi preso porque denunciava a perseguição aos jornalistas, aos movimentos sociais que denunciavam a entrega da preciosidade do estado de Minas Gerais no governo tucano de Aécio Neves num processo fraudulento. Então, queremos que esta grave denúncia seja investigada pela Procuradoria Geral da República. E a nossa expectativa é a de que essa apuração seja o início do fim da blindagem que sempre teve o Aécio Neves governador e, agora, o Aécio Neves, senador”, afirmou o presidente da Comissão de Direitos Humanos.

No ofício enviado pela CDHM ao procurador-geral da República, o deputado Padre João ressalta que o pedido está sendo feito para “avaliar e investigar as denúncias relativas à ameaça ou violação de direitos humanos”, uma das principais atribuições da Comissão de Direitos Humanos e Minorias.

Entenda o caso – Segundo a denúncia, o esquema fraudulento do governo tucano de Aécio Neves teria envolvido estatais mineiras como a Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) e a Cia. Brasileira de Metalurgia & Mineração (CBMM).

Durante a audiência, em novembro do ano passado, o jornalista informou sobre a perseguição sofrida por ele devido as denúncias que realizou contra o governo mineiro e que resultaram na cassação do registro do seu jornal e na prisão por nove meses. Esse período coincide com o período da eleição presidencial de 2014, em que Aécio foi derrotado no segundo turno por Dilma Rousseff. Cinco dias depois do segundo turno, o jornalista foi libertado e posteriormente absolvido no processo que originou sua prisão.

Durante a audiência na CDHM, Marco Aurélio Carone entregou documentos comprobatórios das denúncias de fraude e desvio de recursos públicos, que foram anexadas ao ofício encaminhado à PGR, junto com a íntegra das notas taquigráficas.

Importância – O Brasil é o maior produtor do mundo de Nióbio, um metal raro e caro, explorado principalmente em Araxá, cidade do interior de Minas Gerais. O nióbio é fundamental para a produção de ligas de alta resistência usados, sobretudo, na engenharia aeroespacial.

PT na Câmara com Brasil 247

Confira aqui a íntegra do ofício

Assista a denúncia 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100