Comissão de Cultura aprova PL de petista que prevê a cultura Hip-Hop como Patrimônio Imaterial brasileiro

Deputado José Ricardo. Foto: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados

Foi aprovado nesta quarta-feira (7), na Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, o projeto de lei (PL 3503/21), do deputado José Ricardo (PT-AM), que declara Patrimônio Cultural Imaterial brasileiro a cultura Hip-Hop, com todas as suas manifestações artísticas, como Breaking (B. Girls e B. Boys); Graffiti; Rap (Rapper); MC; Batalha de MCs; SLAM; DJ; Conhecimento; e Beatbox. Em vários estados e municípios do País, a cultura do Hip-Hop já faz parte do calendário de eventos culturais.

Para José Ricardo, é com grande alegria e satisfação que recebe a aprovação desse importante projeto na Comissão de Cultura. Ele explicou que o projeto surgiu das demandas de vários movimentos culturais e artísticos, inclusive, do Amazonas. “Todos defendiam a inclusão do Hip-Hop no rol das políticas públicas, com atuação na promoção da educação, da cultura, do turismo e da inclusão social”, afirmou.

O deputado disse que vai continuar acompanhando a tramitação desse projeto, defendendo a sua aprovação em plenário e lutando para que ele vire uma lei nacional. “Será um grande reconhecimento da cultura Hip-Hop no nosso País”, completou. O projeto agora será apreciado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e depois segue para votação no plenário da Casa.

Direito à cultura

A cultura Hip-Hop é considerada uma forma de manifestação cultural de bons sentimentos e práticas saudáveis de viver a vida. Pela Convenção da Unesco, Patrimônio Cultural Imaterial são práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural. E a Constituição Federal de 1988 trouxe em seu bojo, inumeráveis direitos, dentre eles, o direito à cultura.

Transformação social

O Hip-Hop e suas manifestações têm como pautas a o combate à desigualdade social, denunciando em suas letras, danças e artes as mazelas sociais sofridas pelo povo, e reivindicando melhorias para suas comunidades. São manifestações que envolvem muitos jovens e podem ser instrumentos de transformação social.

Pelo projeto, o poder público deve fomentar a criação das rodas culturais para divulgar a cultura Hip-Hop, valorizar suas atividades, incentivar seu potencial turístico cultural alternativo e promover capacitações e integração de seus gestores. E todas as ações e manifestações ligadas a essa cultura não devem sofrer restrições quanto ao uso dos espaços públicos, sendo que qualquer ação discriminatória, preconceituosa e desrespeitosa contra o movimento será submetida às penalidades da lei.

 

Assessoria Parlamentar

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100