Comissão da Amazônia aprova realização de audiência pública sobre o “Plano Dubai”

A Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional da Amazônia (Cindra), da Câmara Federal, aprovou nesta quarta-feira (26) requerimento de autoria do deputado José Ricardo (PT-AM) para a realização de uma audiência pública que debaterá sobre o novo projeto de desenvolvimento econômico para a Região Amazônica, intitulado “Plano Dubai”. Pela proposta do parlamentar, o debate deverá ocorrer na próxima quarta-feira (3), em conjunto com a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços.

A proposta de José Ricardo surgiu a partir de notícias divulgadas de que a Secretaria de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec), do Ministério da Economia, estaria estudando a criação de um novo projeto contemplando cinco polos econômicos para a Região Amazônica – biofármaco, turismo, defesa, mineração e piscicultura, em substituição ao modelo Zona Franca de Manaus (ZFM). Para ele, esse projeto mais parece uma ameaça direta à continuidade da Zona Franca e do projeto que desenvolve e sustenta o estado do Amazonas.

“É de novo um plano de cima para baixo, sem discussão com a sociedade, sem debate com os estados da Amazônia, que é o caso do Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima e Amapá. Não tem um debate aprofundado sobre os impactos de cada segmento. Há muitos anos, defendo novas alternativas à ZFM, com mais segmentos. Porém, os incentivos devem continuar, porque nada irá substituir os benefícios que o modelo atual traz para o Amazonas. Hoje, representa um modelo de sucesso que deveria ser seguido e não inviabilizado, como pretende fazer o governo federal com essa nova proposta”, destacou José Ricardo.

E mais uma vez ele chamou a atenção para o fato de que a Zona Franca de Manaus hoje sustenta o Amazonas, com um faturamento anual de mais R$ 92 bilhões e geração de mais de 80 mil empregos. Porém, com a atual política de incentivos fiscais, esse modelo está ameaçado, comprometendo esses empregos e a renda para a região.

A audiência contará com a presença de representantes da Secretaria de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia; da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa); Tribunal de Contas da União (TCU); Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam); Governo do Estado do Amazonas e Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Assessoria de Comunicação

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100