Comissão aprova proposta que obriga chip em armas de fogo

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara aprovou, nesta semana, o projeto de lei (PL 2516/11), do deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP) que torna obrigatória a utilização de chip de identificação eletrônica em todas as armas de fogo.

A proposta está apensada ao PL 997/11 e acrescenta dispositivos à Lei 10.826/03, que dispõe sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição, sobre o Sistema Nacional de Armas (SINARM), além de definir crimes.

Ao justificar o projeto, Vaccarezza, reiterou a necessidade de melhorias nos sistemas de identificação e monitoramento das armas de fogo, após sete anos do Estatuto de Desarmamento, para “conter, de maneira mais eficiente, o desvio de armas legais para a clandestinidade”.

No chip deverá conter informações como a identificação do fabricante; a espécie, marca, modelo e número da série da arma; calibre e capacidade de cartuchos; nome do órgão ou agência pública a que está vinculada, entre outros. As armas de fogo sem chip de identificação eletrônica, segundo a proposta, deverão ser substituídas ou adaptadas, conforme regulamento do Poder Executivo, no prazo de quatro anos, a contar da publicação da Lei. Terminado o prazo, sem a devida adaptação, o fabricante será obrigado a pagar diária no valor de R$ 200 mil e os valores arrecadados serão revertidos, de forma a complementar o orçamento, para instituições de saúde pública que tratam das vítimas alvejadas por arma de fogo.

Ivana Figueiredo

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex