Comissão aprova projeto de petista que regulamenta atividade de artista de rua

VicentiVadenor

Após cinco anos em tramitação, a Comissão de Cultura da Câmara aprovou, nesta quarta-feira (1), o projeto de lei (PL 1096/11) do deputado Vicente Cândido (PT-SP) na forma de substitutivo apresentando pelo relator da matéria, deputado Waldenor Pereira (PT-BA). A proposta, aprimorada pelo relator, prevê a regulamentação da apresentação de artistas de rua (músicos, repentistas, estátuas vivas, malabaristas, grafiteiros, mímicos, caricaturistas, entre outros). O PL 7982/14, da ex-deputada Janete Pietá (PT-SP), que versa sobre a mesma temática, também serviu de base para o relator.

“Votar esse projeto hoje é render homenagem à cultura brasileira, sobretudo aos artistas de rua”, comemorou Vicente Cândido, que também reconheceu o papel importante do relator que, segundo ele, fez com que o projeto se tornasse mais “robusto”.

De acordo com Vicente Cândido, a partir da aprovação dessa proposta o Congresso Nacional tem a oportunidade de contribuir com a cultura brasileira. “Mais do que a contribuição da norma escrita, a gente começa a construir um pensamento nacional em defesa da cultura brasileira. Uma cidade, um País sem cultura, sem a valorização da imaginação, é um País sem futuro, sem projeto. É um País sem rumo”, frisou.

A proposta, além de garantir a esses trabalhadores a plena liberdade de expressão, também garante o recebimento de remuneração pela atividade desenvolvida.

Ao proferir seu voto, o deputado Waldenor Pereira fez questão de lembrar que os artistas que se apresentam em espaços públicos e nas ruas, muitas vezes sofrem abusos e constrangimentos oriundos de preconceitos de autoridades e/ ou da própria população.

“A demanda desses artistas por regulamentação federal que estabeleça diretrizes gerais para garantir o exercício de sua atividade em todo o País (já que os entes federativos têm competência comum para legislar sobre cultura) tem sido recorrente nesta Casa. A matéria que ora analisamos nos oferece a oportunidade de atender a essa legítima e meritória demanda”, observou Waldenor.

O projeto prevê, entre outros pontos, a nulidade de ato ou punição estabelecido por agentes públicos que contrarie a garantia de exercício de atividade artística nas ruas, nas condições estabelecidas pela lei, assim como a responsabilização administrativa desses agentes.

O projeto ainda será analisado pelo Comissão de Constituição e Justiça.

Benildes Rodrigues
Foto: Gustavo Bezerra/PT na Câmara
Mais fotos no 
www.flickr.com/ptnacamara

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100