Comissão aprova mais sanções a frigoríficos que descumprirem leis sanitárias

A Comissão Mista que analisa a Medida Provisória (MP 772/2017), que eleva de R$ 15 mil para R$ 500 mil o valor máximo de multa a ser aplicada a frigoríficos que infringirem a legislação sanitária para produtos de origem animal, sob a presidência do deputado João Daniel (PT-SE) aprovou, na semana passada, relatório sobre a matéria. A MP segue agora para votação no plenário da Câmara dos Deputados.

A Medida Provisória altera a Lei 7.889/1989, que trata da inspeção sanitária e industrial de produtos de origem animal. Além da multa, a lei prevê outros tipos de penas, como advertência, apreensão de mercadorias, interdição do estabelecimento, cassação de registro do estabelecimento que descumprir a legislação sanitária e a proibição de vender ao governo ou de receber incentivos fiscais e financiamento por 5 anos.

Uma das grandes preocupações do deputado João Daniel, bem como do deputado Marcon (PT-RS) – também integrante da comissão – e do Núcleo Agrário do PT na Câmara, foi a de diferenciar os pequenos e médios estabelecimentos dos grandes conglomerados que processam produtos de origem animal. Numa articulação com o deputado Marcon e com o Núcleo Agrário, João Daniel apresentou duas emendas, com mudanças importantes que foram incorporadas ao texto final.

A primeira alteração visa punir todo o conglomerado, no caso de reincidência de infração de qualquer estabelecimento que faça parte da organização. Já a segunda emenda, com o objetivo de diferenciar os pequenos e grandes frigoríficos, produtores de leite, etc., define que o governo federal deve estabelecer regras, no prazo de 180 dias após a publicação da Lei, para fixar especificações técnicas relativas às instalações, equipamentos e logística em geral, para os pequenos estabelecimentos de processamento e industrialização de produtos de origem animal, que sejam compatíveis com a sua realidade econômica/financeira, sem prejuízo dos padrões de qualidade dos produtos.

“A partir da Operação Carne Fraca [realizada pela Polícia Federal, que identificou várias fraudes que vinham sendo praticadas por frigoríficos], criou-se a necessidade de o Ministério da Agricultura, e também por sugestão dos auditores do Ministério, atualizar a legislação existente para ser aplicada nesses casos e também a cobrança da infração das multas para os empreendimentos da agroindústria que cometem algum tipo de crime”, disse João Daniel. Agora, o texto da Medida Provisória segue para votação no plenário da Câmara.

Assessoria Parlamentar

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100