A Comissão de Agricultura aprovou nesta semana indicação do deputado João Daniel (PT-SE), ao ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, com sugestões à presidenta Dilma Rousseff, para que sejam adotadas providências que ajude a solucionar os problemas das dívidas dos agricultores brasileiros, em especial do estado de Sergipe. João Daniel solicita a prorrogação dos prazos de vencimento, suspensão de execução das dívidas, permitindo a renegociação dos valores devidos com novos prazos que facilitem a sua liquidação.
De acordo com João Daniel, são dois os motivos que o levou a solicitar esta providência. Primeiro a busca de solução para os agricultores que contam com a concessão de crédito para tocar as suas lavouras e produções e que se encontram sem possibilidades de recorrer a essa alternativa, por inadimplência. Segundo devido à crise econômica e as condições climáticas adversas que demanda uma ação permanente de apoio para resolução das dívidas daqueles agricultores.
“Assim, aguardamos que a presidenta adote as providências para a solução desses problemas, até porque muitos agricultores estão em vias de perder as suas propriedades, com grande comprometimento para os programas de segurança alimentar”, argumentou o deputado do PT de Sergipe.
João Daniel disse que a demanda pelo alongamento da dívida foi apresentada em seminário realizado na Colônia 13, no município de Lagarto, em novembro passado sobre a Renegociação das Dívidas Agrícolas no Estado de Sergipe. O encontro reuniu mais de 500 lideranças entre agricultores, trabalhadores, sindicatos e associações, prefeitos, vereadores, secretários de estado e representantes dos bancos públicos, em especial do Banco do Nordeste (principal credor dos agricultores).
PT na Câmara
Foto: Gustavo Bezerra