Com voto do PT, Senado inclui piso da enfermagem na Constituição

Foto: Alessandro Dantas

O plenário do Senado aprovou nesta quinta-feira (2), com apoio da bancada do PT, em dois turnos, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC 11/2022) para instituir o piso salarial nacional de enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras. A ideia é dar mais segurança jurídica para a medida.

A proposta determina que lei federal instituirá pisos salariais nacionais para essas categorias, assim como foi proposto no PL 2.564/2020, do senador Fabiano Contarato (PT-ES), já aprovado pelo Senado e pela Câmara dos Deputados.

“Vocês é que foram responsáveis pela aprovação dessas propostas. Com esse PL vocês viram a força que vocês têm. É só através da política que nós mudamos. Essa Casa está fazendo algo que deveria ter feito há muito tempo. Vocês, muitas vezes, são subjugados, humilhados e precisam ter dois ou três vínculos empregatícios para ter o mínimo de dignidade”, disse o senador Fabiano Contarato aos trabalhadores e trabalhadoras que estavam no plenário acompanhando a votação.

Ao inserir na Constituição essa determinação, a intenção é evitar uma eventual suspensão do piso na Justiça, sob a alegação do chamado “vício de iniciativa” – quando a proposta é apresentada por um dos Poderes sem que a Constituição Federal lhe atribua competência para isso.

“O SUS é o maior e melhor sistema de saúde público do mundo. E o SUS é um sistema de responsabilidade de todos assegurar seu financiamento e a valorização de seus profissionais. E os enfermeiros, técnicos e assistentes fazem são de fundamental importância para o SUS. Por isso, é justa a aprovação dessa matéria para que possamos pagar um salário decente para esses profissionais”, disse o senador Paulo Rocha (PA), líder da bancada do PT.

O PL aprovado anteriormente prevê piso mínimo inicial para enfermeiros no valor de R$ 4.750, a ser pago nacionalmente por serviços de saúde públicos e privados. Em relação à remuneração mínima dos demais profissionais, o texto fixa 70% do piso nacional dos enfermeiros para os técnicos de enfermagem e 50% para os auxiliares de enfermagem e as parteiras.

Proposta segue para análise da Câmara dos Deputados.

 

Leia mais:

Senado institui piso salarial da enfermagem

PT no Senado

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100