Com voto contrário de tucano, Senado aprova projeto que permitirá redução na passagem de ônibus

zaratinicomissao

Foto: PT na Câmara

Com um único voto contrário, do senador tucano Aloysio Nunes (PSDB-SP) a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou nesta terça-feira o PLC 310/09 que pode garantir até 20% de redução das passagens de ônibus urbanos com a desoneração fiscal de impostos incidentes sobre a cadeia do transporte público.

O Senador Lindbergh Farias (PT-RJ), presidente da CAE e relator do projeto no Senado, afirmou que o projeto promove uma verdadeira revolução no sistema de transporte, já que a planilha de custos deverá ser aberta para que a população saiba como é feita a composição do preço das passagens.

Lindbergh explicou que as empresas terão de fazer um laudo técnico e divulgar os dados pela internet. A Lei de Acesso à Informação também será um instrumento para tornar transparente tais informações à sociedade.

Outro avanço do projeto é o prazo de dois anos para que sejam feitas licitações e elas sejam adequadas ao bilhete único ou à implantação do sistema integrado de transporte. Além disso, para que o preço das tarifas caia efetivamente, caberá aos estados e municípios a adesão ao programa de incentivo fiscal, uma vez que a União já irá desonerar o PIS/Cofins cabendo aos estados a redução do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e aos municípios do ISS (Imposto Sobre Serviços).

O senador Aloysio Nunes votou contra a essência do relatório de Lindbergh e conseguiu apoio à emenda de sua autoria que foi votada separadamente. Essa emenda transfere para a União todo o custo das desonerações que estados e municípios vão oferecer para reduzir as tarifas – o que pode desvirtuar o pacto de adesão entre a União, estados e municípios.

Mesmo aprovada na CAE, a emenda do tucano será analisada pela comissão especial da Câmara, para onde o projeto será destinado novamente. Relator do projeto original na Câmara (PL 1927/03), o deputado Carlos Zarattini (PT-SP) comemorou a aprovação pela CAE.

Para Zarattini, a melhoria do transporte público é uma urgência do povo brasileiro. “Considero que o transporte é parte da cesta básica brasileira. O uso de transporte coletivo está no cotidiano das pessoas, daí a necessidade de diminuir a tarifa, via desoneração, como foi feito com outros itens de uso popular”, disse.

Leia mais: Lindbergh comemora aprovação de projeto que reduz tarifas

Jonas Tolocka com PT no Senado

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100