Com o voto do PT, Câmara aprova urgência para cinco projetos da área educacional

Deputada Juliana Cardoso. Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Às vésperas do Dia do Estudante, celebrado no Brasil no dia 11 de agosto, o plenário da Câmara aprovou nesta quinta-feira (10) o regime de urgência para a tramitação de cinco projetos de lei da área educacional, que têm apoio da Frente Parlamentar Mista da Educação. Um deles, o PL 3035/20, institui a Política para Educação Especial e Inclusiva, para atendimento às pessoas com transtorno mental, transtorno do espectro autista (TEA), deficiência intelectual e deficiências múltiplas.

A deputada Juliana Cardoso (PT-SP), que encaminhou o voto favorável da bancada, destacou a importância do projeto e lembrou que há muitos problemas nas escolas para receber essas crianças. “Na minha opinião, a educação do Brasil está muito atrasada na inclusão desses estudantes, não porque não quer, mas porque não tem recurso financeiro, estrutural e muitas vezes pedagógico para oferecer o atendimento adequado”, ponderou.

Outro projeto que passa a tramitar em regime de urgência é o PL 3148/23, que concede autonomia para as comunidades indígenas, quilombolas e do campo nomearem os prédios das escolas localizadas em seus territórios, de acordo com suas tradições e história. “É importante colocarmos os nomes nas escolas e também indicarmos isso para prédios públicos, universidades, faculdades, para contarmos a história do povo indígena, que, há muito tempo, foi apagada”, defendeu Juliana Cardoso.

A deputada observou ainda que muitas vezes ocorrem homenagem para pessoas que mataram, que foram genocidas, que foram assassinas dos povos indígenas nesses prédios. “Agora, com este projeto de lei, é importante pensarmos nesses nomes”, argumentou.

Também ganhou urgência o PL 2725/22, que estabelece um conjunto de regras mínimas de transparência pública e controle social em matéria educacional. Os sistemas de ensino deverão disponibilizar informações como número de vagas ofertadas, bolsas para estudantes e estatísticas de evasão escolar.

Outro projeto que teve a urgência aprovada é o PL 1050/21, que institui um programa de aulas complementares para os alunos do último ano do ensino médio das escolas públicas estaduais. O objetivo é fortalecer a preparação dos estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros processos seletivos.

E foi aprovado ainda o regime de urgência para o PL 1580/19, que inclui a oferta da língua espanhola no ensino fundamental, a partir do sexto ano, de maneira opcional.

Consumidor

Além dos projetos da área educacional, o plenário aprovou também o regime de urgência para o PL 4043/19, que autoriza os estabelecimentos comerciais a disponibilizarem o Código de Defesa do Consumidor na versão digital. Atualmente, a lei obriga os estabelecimentos a manter um exemplar da legislação.

Vânia Rodrigues

 

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex