Com o voto do PT, Câmara aprova projeto que cria o Dia Nacional de Luta pelo Parto Humanizado

Deputada Benedita da Silva. Foto: Paulo Sergio/Câmara dos Deputados

O plenário da Câmara aprovou, nesta quinta-feira (12), o projeto de lei (PL 499/22), da deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), que cria o Dia Nacional de Luta pelo Parto Humanizado, Digno e Respeitoso. A data será celebrada anualmente no Dia das Mães. A proposta, que teve o relatório favorável lido em plenário pela deputada Benedita da Silva (PT-RJ), prevê ainda a realização de ações ao longo de maio para promover o parto e nascimento humanizados.

Benedita da Silva explicou que o parto humanizado também é realizado com acompanhamento médico como o normal, mas sem tantas intervenções e permite que a mulher tenha suas escolhas ouvidas e respeitadas. “O objetivo é fazer com que o bebê nasça da maneira mais natural possível e permitir que a mãe se recupere em menos tempo, sem experiências traumatizantes, situações estressantes ou intervenções desnecessárias”, afirmou.

O texto aprovado segue para apreciação do Senado.

Laudelina no Livro de Heróis e Heroínas da Pátria

A Câmara aprovou na mesma sessão, com o voto favorável do PT, o PL 1795/2021, que inscreve Laudelina de Campos Melo no Livro de Heróis e Heroínas da Pátria. A relatora da proposta foi também a deputada Benedita da Silva. “A homenageada foi pioneira na luta de trabalhadoras domésticas no Brasil. Esta homenagem tem especial relevância para afirmação e valorização dos direitos trabalhistas das empregadas”, argumentou a deputada, que relatou na Câmara, a PEC das Domésticas – proposta de emenda à Constituição (PEC 478/10) -, que amplia os direitos trabalhistas de domésticas, babás, cozinheiras e outros trabalhadores em residências.

Laudelina de Campos Melo ajudou a fundar o movimento sindical dos trabalhadores e trabalhadoras domésticas em 1936, na cidade de Santos (SP). Ela também atuou no movimento negro e participou de grupos culturais.

A proposta ainda precisa ser apreciada pelo Senado

Junho Verde

Foi aprovada também a urgência para a tramitação do projeto de lei (PL 1070/21), do Senado, que cria a campanha Junho Verde para estimular o cuidado com o meio ambiente. Ao defender a proposta, o deputado Nilto Tatto (PT-SP), explicou que o projeto é inspirado nos ensinamentos do próprio Papa Francisco, na Laudato Si, “pela qual ele nos chama à responsabilidade do cuidado da nossa casa comum”. Ele enfatizou que o PL pretende mobilizar os entes federativos, a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios, toda a sociedade — civil e organizada — e as igrejas para, durante o mês de junho, fazerem esse debate sobre a nossa relação com o meio ambiente e com as outras formas de vida. “Trata-se de um projeto para estimular o cuidado e a mobilização da sociedade com a nossa terra, com a biodiversidade e com a vida”, completou.

Acordos com Jamaica e São Cristóvão e Névis

Os parlamentares aprovaram também nesta quinta-feira dois projetos de decretos legislativos que referendam acordos internacionais. O primeiro deles, o PDL 850/17, ratifica acordo com a Jamaica para cooperação em Defesa. O objetivo é o compartilhamento de conhecimentos e experiências, inclusive em ciência e tecnologia e promoção de ações conjuntas de instrução e treinamento. Entre as formas de interação estão visitas mútuas e participação em cursos e treinamentos.

O acordo, que ainda precisa ser apreciado pelo Senado, prevê também garantias aos dois países, como a inviolabilidade territorial e proteção de dados sigilosos. O texto também trata de mecanismos para a solução de controvérsias e de protocolos complementares.

O outro, o PDL 1052/18, ratifica acordo de cooperação técnica com São Cristóvão e Névis, que estabelece a responsabilidade e a forma de atuação de cada país na cooperação técnica em áreas consideradas prioritárias pelas partes. O documento não elenca as áreas, que serão definidas caso a caso, dependendo do interesse de cada nação.

Pelo texto, que também precisa ser aprovado pelo Senado, a cooperação poderá envolver o envio de pessoal especializado e apoio logístico para a execução dos trabalhos. Como ocorre nestes casos, o corpo técnico de um país receberá tratamento especial no outro, como vistos solicitados por via diplomática e isenção de taxas aduaneiras e alguns tributos, como sobre a renda.

Novembrinho Azul, Outubrinho Rosa e Dia do Cristão

A Câmara aprovou o PL 3930/21, que institui a campanha Novembrinho Azul, para promover campanha de conscientização e ações de proteção da saúde de meninos de até 15 anos de idade; o PL 3931/21, que institui a campanha Outubrinho Rosa para promover ações de promoção e proteção à saúde de meninas de até 15 anos de idade; e o PL 2832/21, que institui o Dia Nacional do Cristão, a ser celebrado anualmente no primeiro domingo do mês de junho.

As propostas seguem para apreciação do Senado.

 

Vânia Rodrigues

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex