Com apoio do PT, Câmara amplia alcance da “Operação Carro-Pipa” para áreas urbanas do semiárido

Água para quem precisa é compromisso do governo Lula. Foto: Agência Brasil/Arquivo

O plenário da Câmara dos Deputados, com o voto favorável da Bancada do PT, aprovou nesta quarta-feira (27/3), o projeto de lei (PL 5350/23) que amplia a distribuição de água realizada pela “Operação Carro-Pipa” também para as áreas urbanas na região do semiárido nordestino. Ao orientar o voto da Federação Brasil da Esperança (PT-PCdoB-PV), o deputado Merlong Solano (PT-PI) destacou que essa ampliação da oferta de água deve beneficiar milhões de moradores na região.

“Apesar de a Transposição do Rio São Francisco ter aumentado a segurança hídrica de milhões de nordestinos, a região é muito grande e muitos ficam distantes dos canais de transposição e têm enorme dificuldade de acesso à água”, justificou o parlamentar.

Atualmente, a “Operação Carro-Pipa” – que faz parte do Programa Emergencial de Distribuição de Água do governo federal – atende preferencialmente as áreas rurais afetadas por seca ou estiagem.

Deputado Merlong Solano. Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados

Mudanças climáticas

Deputada Ana Paula Lima. Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Na justificativa do projeto é detalhado que a ampliação dessa medida é necessária devido ao aumento da escassez de água verificado na região, principalmente por conta das mudanças climáticas, que comprometem cada vez mais a segurança hídrica e alimentar da população.

Representando a liderança do governo Lula na Câmara, a deputada Ana Paula Lima (PT-SC) também manifestou apoio ao projeto. “O governo também orienta o voto favorável ao projeto porque o substitutivo do relator encaminha reposta do governo para esse problema da falta de água potável que acomete as pessoas nas áreas rurais, mas também urbanas na região”, disse.

A matéria agora segue para apreciação do Senado Federal.

 

Héber Carvalho

 

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também