Código de Mineração: Comissão quer retirada de urgência da tramitação para ampliar debates

gabrielguimaraes-170713

O deputado Gabriel Guimarães (PT-MG), presidente da comissão especial destinada a analisar o novo Código de Mineração (projetos de lei 37/11, do deputado Weliton Prado (PT-MG) e 5807/13, do Executivo), informou que a comissão já encaminhou para a Presidência da República a solicitação para que fosse retirado o pedido de urgência constitucional do projeto.

De acordo com o deputado, a comissão já tem um cronograma de trabalho aprovado, com diversas reuniões internas, visitas aos estados e audiências públicas para ouvir todos segmentos envolvidos.  Audiência pública realizada nesta terça-feira (20), teve o objetivo de debater recursos financeiros para o novo modelo institucional do setor mineral.

“Estamos trabalhando firmemente com o objetivo de ouvir todos os atores responsáveis pelo processo para que, ao final, a gente tenha uma reforma que atenda o desenvolvimento das cidades, amplie a receita dos municípios, que garanta a competividade das indústrias e que seja ambientalmente sustentável”, disse o deputado Gabriel Guimarães.

O deputado relatou que as audiências nos estados estão somando boas contribuições para o projeto. “No Rio de Janeiro, por exemplo, o Ministério Público não só participou como apresentou excelentes sugestões de valorização dos pequenos e médios produtores”, observou.

A preocupação com os pequenos e médios também foi levantada pelo deputado Fernando Ferro (PT-PE)que acompanhou a audiência juntamente com o deputado Luiz Alberto (PT-BA). “Essa área de mineração é muito complexa, temos um conjunto de empresas de grande porte e raramente se discute os médios e pequenos mineradores que, em muitos casos, são esquecidos ou secundarizados e devem ser ouvidos para que não se concentre demais essa atividade na mão de poucos”, destacou o deputado Fernando Ferro.

Além do Rio de Janeiro, a comissão já esteve no Espirito Santo e no próximo dia 22 realiza audiência na Assembleia Legislativa de São Paulo. Antes, nesta quarta-feira (21), uma nova audiência pública será realizada em Brasília para discutir o apoio tecnológico necessário para implantação do novo modelo. 

O projeto do Código de Mineração cria o Conselho Nacional de Política Mineral e a Agência Nacional de Mineração. Também eleva de 2% para 4% a alíquota da Contribuição Financeira sobre Exploração Mineral, paga pelas empresas do setor a título de royalties. A proposta recebeu 372 emendas dos deputados.

Leia mais: Comissão vai a estados discutir Código de Mineração

Jonas Tolocka

Foto: Gustavo Bezerra/PT na Câmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex