CNMP julga Dallagnol nesta terça-feira; Petistas defendem que procurador responda por crimes cometidos

Após adiar 42 vezes, o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) pautou para esta terça-feira (25), o julgamento do caso do fajuto PowerPoint apresentado pelo procurador Deltan Dallagnol em 2016, em que ele acusou, sem provas, o ex-presidente Lula de ser chefe de uma organização criminosa.

A decisão veio após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin ter cobrado informações do órgão sobre a tramitação do pedido apresentado pela defesa de Lula para apurar a conduta do procurador. O ministro Fachin anunciou ainda que caso o CNMP não julgar, ele está disposto a levar a matéria direto para a Segunda Turma do STF, ainda nesta semana. A ação contra o procurador prescreve no dia 13 de setembro.

A presidenta do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), afirmou que ainda pode ser feito justiça. “O CNMP adiou o julgamento do escândalo PowerPoint 42 vezes em 4 anos. Foi preciso a defesa de Lula ir ao STF para julgarem antes que Deltan fique totalmente impune. Ainda há tempo de fazer justiça”.

“A demonstração de que a atuação da força-tarefa da Lava Jato rebaixa o MPF é o CNMP se ver obrigado a julgar um PowerPoint colegial, de um vaidoso procurador pop star. Depois de 42 adiamentos, o STF determina que o CNMP julgue, hoje, desvio de função de Deltan Dallagnol”, escreveu o líder da Bancada do PT na Câmara, deputado Enio Verri (PR), em suas redes sociais.

O deputado Alencar Santana (PT-SP) recordou que Deltan é contra os instrumentos que existem na lei, mas usa dos recursos para impedir seu julgamento. “Na campanha pelas 10 medidas contra a corrupção, Dallagnol sempre atacou o trabalho dos advogados que usavam os instrumentos que existem na lei para fazer a defesa dos réus. Agora, ele usa e abusa de recursos para impedir o seu julgamento, mostrando que, além de um procurador que atua à margem da lei, é um hipócrita”. Alencar reforçou que Dallagnol não pode “continuar fugindo e precisa ser julgado porque tem que responder pelas gravíssimas ilegalidades que cometeu”.

Fazer Justiça

Para o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) hoje é uma oportunidade de ver a justiça ser feita caso o CNMP realmente paute a matéria. “Eu espero que Deltan desista de se esconder pela impunidade. De forma covarde e vil, ele não quer ser julgado. Aquele discurso tão forte contra a impunidade é o manto que se protegem Dallagnol e os procuradores”. O parlamentar ainda fez um apelo ao conselho. “Por isso, julga Conselho Nacional do Ministério Público, tenha coragem, inclua na pauta, não fuja da sua responsabilidade e faça com que o Estado de Direito seja respeitado, e que os crimes que o Dallagnol cometeu contra o Lula efetivamente sejam punidos”.

“O CNMP adiou mais de 40 vezes a solicitação da defesa de Lula para o julgamento daquele falso PowerPoint de Dallagnol que acusava Lula sem prova nenhuma. Essa terça é dia da história fazer jus à justiça e mostrar que Dallagnol agia perante as forças políticas golpistas”, observou o deputado Alexandre Padilha (PT-SP).

 

Lorena Vale

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex