Chinaglia propõe fiscalização sanitária e epidemiológica no transporte interestadual para barrar pandemia

Preocupado com a pandemia do coronavírus (Covid-19) no Brasil, o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) protocolou na Câmara o projeto de Lei (PL 752/20), que dispõe sobre a fiscalização sanitária e epidemiológica dos passageiros do transporte interestadual. Pela proposta, todos os passageiros que utilizarem esse meio de transporte deverão ser submetidos à triagem e a exames adequados e suficientes para a detecção de casos suspeitos de Covid-19.

“O momento exige medidas drásticas, mas que viabilizem a atuação rápida e eficaz das autoridades públicas na tentativa de evitar a transmissão incontrolável e maiores prejuízos à coletividade”, argumentou Chinaglia. O deputado, que também é médico, explicou que evitar que pacientes doentes, ou com a suspeita da doença, fiquem transitando, viajando e frequentando veículos que facilitem a aglomeração e a reunião de pessoas em espaços confinados, torna-se essencial para o controle da transmissão do coronavírus.

No projeto, Chinaglia especifica que a fiscalização dos passageiros deverá envolver: aferição da temperatura corporal de todos os passageiros; verificação de outros sintomas compatíveis com o quadro da Covid-19; separação de casos febris, ou com outros sintomas, e a retirada do passageiro do veículo de transporte; proibição de embarque, nos veículos de transporte interestadual, de passageiros que apresentem qualquer sintoma de Covid-19; aplicação de testes rápidos de triagem destinados a detectar a presença do vírus em amostras dos passageiros; encaminhamento dos casos suspeitos para a realização de exames mais específicos em uma unidade de saúde referencial para Covid-19 e, caso necessário, determinar e providenciar o isolamento do passageiro.

Fiscalização

Fica estabelecido também que as autoridades públicas competentes para a fiscalização de que trata esta lei ficam autorizadas a celebrar convênios, contratos, ajustes e acordos congêneres com outras entidades, públicas ou privadas, que atuem na prestação de serviços de saúde, na realização de exames diagnósticos e outros serviços necessários ao fiel cumprimento das medidas de prevenção do Covid-19, definidos nessa Lei.

Especifica ainda que as autoridades de atenção à saúde, sanitárias e epidemiológicas, da União, dos estados e dos municípios, assim como as forças policiais de todos os entes federados, são competentes para adotar todas as medidas necessárias para a fiscalização de que trata esta lei.

“A ideia da proposta é permitir que as autoridades públicas atuem, dentro da legalidade, na busca de casos suspeitos e na transmissão entre moradores de diferentes localidades, entre diferentes unidades federadas. O fundamento é a proteção de viajantes e das populações dos demais estados, numa tentativa de contenção da doença”, reforçou Chinaglia.

Leia a íntegra do projeto

PL-752-2020

Vânia Rodrigues

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex