Chinaglia defende marco regulatório para resolver preço dos fretes de caminhões

O deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) conclamou nesta quarta-feira (13) líderes partidários e parlamentares a se unirem com o objetivo de garantir a votação do Marco Regulatório do Transporte Rodoviário de Cargas (PL 4.860/16) na Câmara dos Deputados. Ele argumentou que a proposta viabilizaria uma solução para o preço dos fretes – na medida em que eliminaria a figura dos atravessadores – e afastaria a possibilidade de o Brasil e a população brasileira sofrerem novamente as consequências de uma paralisação dos caminhoneiros.

Em discurso no plenário, Chinaglia detalhou que – para além do valor elevado do óleo diesel – a recente greve da categoria teve como pano de fundo o preço do frete. Por ser barato demais, prejudica caminhoneiros e privilegia atravessadores. “Por que o frete é barato no Brasil? Em primeiro lugar, pela atuação de determinadas empresas de transporte que os caminhoneiros apelidaram como ‘empresa de sovaco’. O que é? É uma suposta empresa em que seu dono coloca uma folha de papel debaixo do braço. Ele não tem nenhum caminhão, não tem pátio, não tem funcionários”, explicou.

Essa figura é justamente o agenciador ou o intermediário, que atua a serviço, principalmente, dos grandes embarcadores que contratam os caminhoneiros. Arlindo Chinaglia disse que a atuação desses atravessadores estabelece uma relação de exploração dos caminhoneiros ao jogar o preço do frete para baixo e garantir o maior lucro dessa transação para terceiros. Essa atividade predatória, além de prejudicar diretamente caminhoneiros, enfraquece também as empresas consolidadas do ramo, que têm pátio e que pagam impostos.

Segundo o deputado, outra situação que rebaixa o preço do frete envolve o trabalho de pessoas que não atuam diretamente na profissão de caminhoneiro. Para explicar, ele citou o caso hipotético de um produtor rural de porte médio que compra um caminhão para transportar seus produtos. “Vamos imaginar que ele leva de São Paulo para o Nordeste, ou o inverso. Na hora em que vai voltar, oferece um frete barato a troco do combustível. Portanto, isso joga também o frete lá para baixo, e quem sofre são os caminhoneiros profissionais, que vivem disso e sacrificam suas famílias em função do seu trabalho dia e noite, noite e dia”, detalhou.

Diante da atual situação e da importância estratégica dessa atividade ao País, Chinaglia chamou a responsabilidade do Congresso Nacional, afirmando ser necessário um posicionamento para fortalecer a categoria em questão. Disse que, embora a proposta do marco regulatório não seja perfeita, ela pode ser votada e negociada naqueles pontos que motivam divergências. “E aí é fundamental: ou nós regulamentamos isso e tiramos o Brasil desse risco, e também livramos os caminhoneiros do risco de perder a vida; ou, pela nossa omissão, novas greves vão certamente ocorrer, com todo o prejuízo ao País, como já assistimos”, alertou.

Por fim, também pontuou a necessidade urgente de o governo de Michel Temer mudar sua política de combustíveis e fazer as refinarias voltarem a produzir com toda sua capacidade de refino. “É preciso impedir que Petrobras continue com suas refinarias, digamos, trabalhando a meio pau, porque foi isso que originou o disparo dos preços dos combustíveis. Até porque preço de combustível atinge diretamente os caminhoneiros, mas atinge também todos aqueles que precisam dessa malha rodoviária”, completou.

PT na Câmara

 

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100