Célio Moura defende prisão de Moro e Dallagnol por crimes cometidos pela Lava Jato

O deputado Célio Moura (PT-TO) defendeu durante pronunciamento na tribuna da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (27), a prisão do atual ministro da Justiça e ex-juiz, Sérgio Moro, e do coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato, o procurador Deltan Dallagnol pelos crimes cometidos no curso da operação Lava Jato. O parlamentar afirmou que enquanto promovia uma perseguição implacável contra o ex-presidente Lula, a Lava Jato protegia outros personagens da vida política e econômica do País. Célio Moura lembrou a mais recente reportagem do site The Intercept Brasil, que aponta entre “a turma protegida da Lava Jato: bancos, FHC, Álvaro Dias e Onyx Lorenzoni”.

“É preciso que a Lei e a justiça coordenada por agentes públicos sérios e cientes de suas enormes responsabilidades, desmantelem imediatamente com essa ‘Máfia de Curitiba’, obviamente assegurando-os o direito legal de ampla defesa que eles tanto negam, para que em seguida vejamos tanto o senhor Sérgio Moro quanto seu comparsa Deltan Dallagnol, presos! ”, defendeu Célio Moura.

Durante o discurso, o parlamentar apresentou os protegidos da Lava Jato denunciados pelo The Intercept Brasil:

Bancos

O deputado Célio Moura lembrou que a reportagem do site afirma que, enquanto os bancos escaparam de investigações na Lava Jato, o setor da construção civil sofreu uma verdadeira devassa. Como exemplo da impunidade, o The Intercept apontou que um dos procuradores da força tarefa, Roberson Pozzobon, reconheceu que o banco Bradesco, “lucrou muito com as movimentações bilionárias” de Adir Assad, um lobista condenado por lavagem de dinheiro e envolvido em diversos casos de corrupção. Apesar da constatação, nenhum dirigente do banco foi investigado.

Fernando Henrique Cardoso

Entre os políticos citados em delações e que escaparam das investigações da Lava Jato, está o ex-presidente tucano FHC. Segundo Célio Moura, “FHC era protegido da máfia de Curitiba que, não por acaso, fez vistas grossas às robustas demonstrações de ilícitos do juiz e seu servo”. O The Intercept lembrou que a ordem para não investigar FHC partiu do próprio Sérgio Moro, que recomendou a Dallagnol que não prosseguisse com as investigações contra FHC para não “melindrar alguém cujo apoio é importante”.

Álvaro Dias

O atual senador pelo Podemos do Paraná e ex-candidato a presidente, Álvaro Dias, também escapou das garras da Lava Jato. A reportagem do The Intercept cita dois episódios nos quais o parlamentar foi citado como beneficiário de propinas. Em um deles, o ex-candidato a presidente foi acusado de receber propina para ajudar a melar a CPI da Petrobras. “O senador chegou a prestar depoimento para Moro em 2017 sobre o caso, mas o ex-juiz e o então procurador Diogo Castor nem chegaram a perguntar se ele havia recebido a propina”, observou o site investigativo.

A reportagem lembrou ainda o episódio em que e-mails do advogado da Odebrecht Rodrigo Tacla Durán indicavam que Álvaro Dias teria recebido R$ 5 milhões em propina para pegar leve nas perguntas aos investigados na CPMI de Carlos Cachoeira, o empresário do jogo do bicho. O caso não mereceu uma investigação mais profunda, e Dias jamais virou um investigado.

“Agora está explicado o motivo do senador robô, programado só para dizer sim aos crimes e trapalhadas dos aloprados de Curitiba, foi outro beneficiado e blindado por Moro o chefe Mafioso”, disse Célio Moura.

Paulo Guedes

Segundo o The Intercept Brasil, o atual ministro da Economia Paulo Guedes foi outro personagem citado em delações que não sofreu qualquer investigação. A Lava Jato descobriu uma empresa do ministro que fez pagamento a um escritório de fachada, suspeito de lavar dinheiro para esquema de distribuição de propinas a agentes públicos no governo do Paraná. Uma denúncia sobre o caso chegou a ser apresentada, mas nem o ministro nem ninguém da sua empresa foi denunciado. Curiosamente, os responsáveis por outras duas empresas que participaram do esquema foram presos, denunciados e viraram réus.

O site investigativo destacou ainda que “à época da descoberta, Guedes já era o grande nome da campanha do Bolsonaro, apresentado como o fiador da política liberal do candidato”. Portanto, “era o homem que tornou a extrema direita palatável para o mercado”. “Uma denúncia contra Guedes seria avassaladora para Bolsonaro, que passou a campanha explorando o fato de estar distante dos acusados na Lava Jato”, destaca o The Intercept. “Ou seja, se por um lado a operação se esforçava em tirar Lula do páreo, por outro poupava a candidatura que levaria Sérgio Moro ao ministério da Justiça”. O site registra que foi Paulo Guedes quem convidou Sérgio Moro pessoalmente para integrar o governo.

“O ministro ‘Posto Ipiranga’ pagou com devoção a ‘passada de pano’ que Moro, o ocultador de caixa Dois, lhe prestou”, enfatizou Célio Moura.

Onyx Lorenzoni

A reportagem do The Intercept lembrou um caso “mais representativo da frouxidão moral de Sérgio Moro e da seletividade da Lava Jato”. Ainda juiz, Moro disse que “caixa 2 é pior que corrupção”. Depois que virou político e seu colega de governo Onyx Lorenzoni, do Democratas (RS), confessou ter cometido crime de caixa 2, Moro passou a dizer que “caixa dois não é tão grave quanto corrupção”.

A Vaza Jato revelou que Onyx, que ocupa o ministério mais importante do governo Bolsonaro, também contou com a tolerância dos procuradores da operação. Em diálogo com um militante de um movimento anticorrupção, Dallagnol confessou que sabia que Onyx aparecia na lista de beneficiários de caixa 2 da Odebrecht: “Já sabia, mas tinha que fingir que não sabia, o que foi na verdade bom… rs”.

Para o deputado Célio Moura, apesar das injustiças e arbitrariedades praticadas pela Lava Jato ainda permanecerem impunes, é preciso confiar que no futuro a justiça será feita. “É como diz nosso presidente Lula. Moro e Deltan mentem, praticam crimes e serão punidos, para o bem da justiça! Eles podem cortar uma ou duas rosas, mas jamais conseguirão impedir a chegada da primavera!”, avisou.

 

Héber Carvalho

Foto: Gustavo Bezerra

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100