CDH vai discutir violência policial em São Paulo

luiz coutoA Comissão de Direitos Humanos e Minorias aprovou nesta quarta-feira a realização de audiência pública, em São Paulo, para debater a violência policial em favelas e regiões periféricas das grandes cidades.

A ideia é realizar audiência conjunta com as comissões de direitos humanos da Assembleia Legislativa do Estado e da Câmara Municipal.

A proposta da atividade foi feita pelos deputados Luiz Couto (PT-PB), que preside a comissão, Carlos Zarattini (PT-SP), Pedro Wilson (PT-GO) e Chico Alencar (Psol-RJ).

Durante a reunião, Zarattini revelou o descontentamento e a falta de confiança da população com a ação policial na capital paulista. Ele fez referência a episódios recentes ocorridos nas favelas de Heliópolis, Paraisópolis e Tiquatira. Pedro Wilson, vice-presidente da comissão, alertou para a ineficiência generalizada dos governos da capital paulista e do estado quanto aos serviços públicos nas regiões periféricas.

“O fornecimento de transporte público, o recolhimento do lixo, o saneamento e a energia elétrica, bem como as escolas e os postos de saúde, tudo é inexistente ou pior do que o oferecido em regiões mais afluentes, numa desigualdade afrontosa aos valores da dignidade humana e ao princípio constitucional da igualdade entre os cidadãos”, afirma o requerimento dos parlamentares. A audiência ainda não tem data marcada para ocorrer.

Foram também solicitadas informações ao governo do estado do Rio de Janeiro sobre a repressão, por parte da Polícia Militar, contra uma manifestação de servidores da Educação que aconteceu terça-feira no centro da capital. Documentos enviados aos governadores do Rio de Janeiro e São Paulo denunciam o mal estar causado pelo episódio. “As cenas do ataque causaram indignação entre membros deste colegiado parlamentar. Em plena vigência do Estado de Direito causou espanto o uso indiscriminado contra uma manifestação pública de gás pimenta, tiros com balas de borracha e espancamentos com cassetetes, numa exibição de provas de violência, despreparo e covardia”, diz o texto.Além de solicitar informações, a comissão pediu ao governador a promoção de rigorosa sindicância e ato correcional que resulte na punição dos responsáveis pelos excessos verificados.

Equipe Informes, com assessoria da CDH

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex