O ano legislativo de 2024 foi marcado por conquistas lideradas pela deputada federal Carol Dartora (PT-PR), que avançou na promoção da igualdade racial e resistiu a ataques racistas.
Entre os destaques, está a aprovação do PL de Cotas no Serviço Público pela Câmara dos Deputados, ampliando de 20% para 30% a reserva de vagas para negros, indígenas, quilombolas e pardos em concursos públicos. Relatora do projeto, Carol articulou com movimentos sociais e parlamentares de diferentes espectros, consolidando essa medida como um marco na luta contra o racismo estrutural. “O PL de Cotas é um instrumento para corrigir desigualdades históricas e construir um Brasil mais justo e representativo”, afirmou.
Carol também liderou a iniciativa que concretizou o Projeto Cidades Antirracistas, em parceria com o Ministério Público do Paraná, que busca criar e fortalecer Conselhos Municipais de Igualdade Racial no Paraná. A iniciativa já resultou em uma recomendação para que municípios com mais de 100 mil habitantes implementem esses conselhos, promovendo políticas públicas para reduzir desigualdades étnico-raciais.
Apesar dos avanços, 2024 trouxe desafios. O mandato recebeu 43 mensagens de ódio com ameaças racistas e misóginas, às quais reagiu com medidas jurídicas e denúncias. “Seguimos firmes por um país mais justo”, reforçou Carol.
Ainda esse ano, a deputada promete intensificar a luta pela aprovação do PL de Cotas no Senado e pela ampliação de políticas públicas que promovam justiça e igualdade racial.
Para 2025, a deputada pretende fortalecer a luta na construção de um projeto de educação para as relações étnico-raciais e avançar com seu projeto de protocolo de atendimento para pessoas vítimas de racismo e outros crimes de ódio nas escolas.
Assessoria de comunicação da deputada Carol Dartora