Natural de Tabira, no sertão de Pernambuco, Carlos Veras (PE) é vice-líder do PT na Câmara e coordenador da bancada do estado no Congresso Nacional. Ele se destaca como uma voz comprometida com a defesa de condições dignas de vida e trabalho para as trabalhadoras e trabalhadores tanto do campo quanto da cidade. O parlamentar é autor da emenda, ao PL 1768/2023, que beneficia especialmente agricultoras e agricultores familiares da região Nordeste, proporcionando abatimento que pode chegar a 95% em renegociações de dívidas do crédito rural.
Carlos Veras é presidente da Frente Parlamentar da Economia Solidária no Congresso Nacional, também foi relator do PL 6606/2019, aprovado na Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania, que institui a Política Nacional de Economia Solidária e cria o Sistema Nacional de Economia Solidária. “Incentivar a economia solidária é promover a autogestão, a cooperação, a solidariedade, é contribuir com o desenvolvimento local e nacional, de maneira sustentável, preservando o meio ambiente e valorizando o trabalhador”, afirmou.
Agentes da vigilância sanitária
O parlamentar foi o relator do PL 1126/2021, aprovado por unanimidade na Comissão do Trabalho, que cria o piso salarial dos agentes da vigilância sanitária e o merecido reconhecimento aos agentes de saúde indígena, fazendo justiça a essas categorias essenciais para cuidado com a saúde dos nossos povos originários e de toda a população brasileira.
A atuação de Carlos Veras vem ganhando destaque e reconhecimento. O deputado foi eleito, por meio de votação popular, no Prêmio Congresso em Foco entre os cinco melhores deputados do Nordeste.
Assessoria de Comunicação deputado Carlos Veras