Uma comitiva, formada por militantes petistas, parlamentares e integrantes de movimentos sindical e popular, viaja toda semana para cidades do Piauí. Na bagagem, cartazes, adesivos, bandeiras e muita disposição para a campanha Lula Livre, que denuncia a prisão política do ex-presidente. Nos municípios, se juntam aos moradores para realizar atos em praça pública.
A comitiva é a Caravana Lula Livre Piauí, que já percorreu 46 cidades e garante que vai percorrer os 224 municípios do estado. Na maior parte das cidades, recebem adesão de prefeitos e vereadores de diversos partidos. E repentistas sempre aparecem para colocar um pouco mais de poesia no evento.
A passagem, em cada cidade, dura em torno de uma hora e, dependendo do horário do roteiro, os eventos são feitos sob o sol escaldante de duas horas da tarde ou debaixo de chuva, sem adiamentos.
Nesta sexta e sábado (4 e 5), o roteiro foi em Pau D’Arco, Beneditinos, Alto Longá, São João da Serra, Novo Santo
Antonio, Coivaras, Altos, Sigefredo Pacheco, Juazeiro, Castelo, Buriti dos Montes, São Miguel do Tapuio e Assunção. A próxima vai andar em 13 cidades, completando ¼ dos municípios do estado.
“Nos municípios, notamos como as pessoas estão indignadas com a prisão política de Lula e estão dispostas a lutar por justiça. Isso nos anima a continuar essa jornada. E nós não vamos parar, não vamos calar, não vamos arredar o pé da estrada, não vamos descansar enquanto não houver justiça para Lula”, disse deputado federal Assis Carvalho, presidente do PT-PI, que está liderando a Caravana.
Fotos: Thiago Luís