“Precisamos aproveitar o momento para fazer mudanças significativas na política do Brasil. A palavra de ordem é mobilização pela garantia da Reforma Política”, disse o relator da reforma política, deputado Vicente Cândido (PT-SP), ao convocar representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), em encontro realizado pela entidade.
Em sintonia com as palavras do deputado, o atual vice-presidente da CONTAG, William Matias, reforçou a conclamação dizendo que “a reforma política nunca foi tão necessária. As crises servem para a gente se reestruturar e construir novos caminhos”.
Para dirigentes de 27 federações que compõem a entidade, em debate na terça-feira (25), o deputado Vicente Cândido explicou os principais pontos, ouviu as intervenções dos presentes e esclareceu dúvidas.
Alessandra Lunas, secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais, expôs a necessidade de aumentar a representação feminina no Parlamento: “somos mais de 50% da população brasileira”.
Considerado pelo relator como uma das prioridades, ele instituiu em seu texto a alternância de gênero a cada bloco de três candidatos presentes na lista preordenada. “A gente perde na representação feminina até para o Oriente Médio. Por isso, no Brasil, a eleição tem que garantir alternância de gênero e contemplar ainda as cotas de outros segmentos da sociedade”, esclareceu Vicente Cândido.
A crise de representatividade também foi um dos principais pontos levantados durante a reunião. Neste sentido, o relator destacou a apresentação de um novo Marco Legal da Democracia Direta, “que facilita e desburocratiza a participação popular na política”, assegurou.
Assessoria Parlamentar