Foi aprovado nesta quarta-feira (23), na Comissão de Viação e Transportes da Câmara requerimento de autoria do deputado Carlos Zarattini (PT-SP) que solicita a presença na comissão do presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza, e do Secretário do Meio Ambiente de São Paulo, Francisco Graziano. O objetivo é o esclarecimento sobre os estudos de impacto ambiental nas obras de ampliação do Aeroporto de Viracopos em Campinas, São Paulo executadas pela estatal responsávelpelos aeroportos federais. Zarattini quer explicações sobre o andamento dos estudos e as datas para início das obras.
O projeto de expansão do aeroporto aguarda o licenciamento ambiental que está sendo decidido pelo governo paulista. A obra se divide em duas etapas. A primeira foi concluida em 2003. A segunda pretende dar ao aeroporto novos balcões de check-in, lojas, escritórios e pelo menos mais dois salões de embarques.
O debate foi proposto baseado na preocupação da população de Campinas, com o crescimento de Viracopos, referência primária no tráfego de cargas. “Com os investimentos propostos para a reforma e ampliação de Viracopos, prevemos a construção de uma segunda pista de pouso e decolagem para Viracopos, que vai tornar o aeroporto o maior da América do Sul”, explica Zarattini.