Câmara reformula as comissões permanentes da Casa e cria mais cinco colegiados

Deputada Maria do Rosário (PT-RS) - Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Com o voto da Bancada do PT, a Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (8) o projeto de resolução (PRC 15/23), da Mesa Diretora, que reformula as comissões permanentes da Casa. A proposta cria mais cinco colegiados por desmembramento das funções de outras comissões já existentes. O texto aprovado e já promulgado prevê também a criação de comissões especiais quando o tema do projeto for tratado por mais de quatro colegiados. Atualmente são três.

A deputada Maria do Rosário (PT-RS), segunda secretária da Mesa Diretora, defendeu o projeto argumentando que ele aprimora o trabalho legislativo. “Estamos especializando as comissões para melhor atender a população brasileira”, argumentou. Ela destacou a ampliação da competência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, que passa a ser Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial. “Do ponto de vista, particularmente dos direitos humanos e das populações especialmente atingidas por circunstâncias históricas de violações, estamos oferecendo ao Brasil um avanço”, afirmou.

Maria do Rosário citou ainda a importância do desmembramento da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público. “Com a nova estrutura termos uma comissão específica para a administração pública, para o conjunto dos servidores, e quando falarmos de trabalhadores, teremos a dos trabalhadores e dos celetistas. São matérias diversas”, explicou.

Veja como surgem as cinco novas comissões permanentes da Câmara:

Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais, desmembrada da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia;

Comissão da Saúde, vinda da Comissão de Seguridade Social e Família;

Comissão do Trabalho, surgida da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público;

Comissão de Desenvolvimento Econômico, a partir da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; e

Comissão de Comunicação, surgida da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática.

Com esse desmembramento, além da migração de atribuições específicas, o nome de comissões remanescentes também mudou. Esse foi o caso da Comissão de Seguridade, que passa a se chamar Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família.

Já a Comissão de Direitos Humanos e Minorias passa a se chamar Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial.

A Comissão de Ciência e Tecnologia será denominada Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Cargos

Para a estrutura de funcionamento das comissões, os cargos lotados em cada uma das existentes anteriormente foram redistribuídos para as novas conforme suas atribuições, sem a criação de novos postos.

 

Vânia Rodrigues

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex